O Piauí está representado no II Congresso Internacional de Rochas Ornamentais (CIRO), que foi aberto hoje (29) e acontece até sábado (31), em Carrara, na Itália. Empresários da área e geólogos, acompanhados pelo diretor de Recursos Minerais do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Luiz Gonzaga Paes Landim, participam do evento, considerado o maior da área do mundo. O Piauí vem se destacando na produção dessas rochas, como mármore, granito e ardósia.
Na manhã desta quinta-feira, Paes Landim já esteve reunido com o Presidente da Associação Brasileira de Rochas Ornamentais (Abirochas), Sérgio Azeredo, e com Alessandro Teixeira, da Agência de Promoção de Exportação (Apex Brasil. Eles discutiram a criação da Associação Piauiense de Produtores de Rochas Ornamentais, para que o Piauí participe, permanentemente, do estande do Brasil na Marmotec em Carrara (Itália), que reúne produtores, importadores e exportadores de rochas ornamentais de todo o mundo.
Com tal iniciativa, o Estado vai poder participar também de outras atividades contempladas no Programa de Incentivo à Exportação do Setor de Rochas Ornamentais, em parceria com as entidades citadas, juntamente com o governo federal. É intenção do Idepi, em uma atuação conjunta com a Abirochas, a criação e elaboração de cursos e treinamentos voltados para a exploração e comercialização de rochas ornamentais e em um futuro próximo, além de uma escola modelo de treinamento de mão-de-obra para o setor.
O presidente da Abirochas apontou para a necessidade de um contato com os empresários do Piauí, junto ao BNDES, para a obtenção de um cartão que garantirá o financiamento para pequenas e médias empresas. A Geomil – Geoligia e Mineração e Lapidação Ltda, dirigida pelo Geólogo César Negreiros, será a primeira empresa a procurar se habilitar junto àquele banco.
O Geólogo João Oliveira, que compõe a equipe do Idepi e também presente à feira internacional, tem participado juntamente com o Diretor de Recursos minerais de importantes contados com empresas estrangeiras do setor, objetivando investimentos no Piauí. “Não estamos perdendo as grandes oportunidades de mostrar o nome do nosso Estado e de entrar com força total nesse mercado da mineração nacional e internacional. O Piauí tem potencial sim e estamos mostrando isso”, comenta Paes Landim.
Saiba mais sobre a feira
O primeiro congresso internacional do setor ocorreu em 2005 e agora o evento volta com força total. O II CIRO tem recebido apoio efetivo da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (ABIROCHAS), que levou uma pequena comitiva de profissionais brasileiros a Carrara, em maio de 2007, para discutir a sua realização com os organizadores da Carraramarmotec.
A cidade de Carrara é um dos mais antigos e importantes centros europeus produtores e beneficiadores de rochas ornamentais. No momento, já foi lançada a segunda circular com informes gerais sobre o evento e sua programação. Vários profissionais brasileiros participarão do Comitê Científico deste evento a convite dos colegas da Itália.
Fonte: Ascom IDEPI
Edição: Bárbara Rodrigues
Fonte: 180graus