Foram realizadas diversas atividades, em um esforço coletivo, para consolidar a Rede como principal ferramenta de troca de informações entre os participantes de arranjos produtivos locais de base mineral.
O Portal recebeu destaque este ano. A Coordenação Geral da Rede captou e publicou informações relevantes aos APLs minerais, disponibilizando mais de 150 matérias (reportagens, entrevistas, notas), desde de abril de 2008. Pelo menos um terço destas matérias foram produzidas pela própria rede, que, este ano, investiu na comunicação como instrumento de fortalecimento do Portal. Foram realizadas, também, 11 entrevistas com coordenadores de Grupos de Trabalho e também coordenadores de APLs, que falaram das experiências e dos desafios do trabalho em rede. Também foram publicados diversos editais de interesse direto dos APLs de base mineral, bem como, outros documentos publicados na biblioteca da Rede. Junto a isso foi criado o item ‘multimídia’ que disponibiliza fotos e imagens de diversas atividades e eventos que receberam cobertura jornalística neste ano. A Rede está trabalhando para oferecer, no próximo ano, documentos em áudio e vídeo, também.
A ‘Comunidade Virtual’ da Rede aumentou em mais de 100% o número de participantes, desde abril de 2008, contando hoje com 302 inscritos. Outras áreas do Portal como a ‘Biblioteca’, as ‘Melhores Práticas’, ‘Banco de APLs’ e os ‘Grupos de Trabalho’ também tiveram expansão. Esforços para aumentar o fluxo de informações entre os participantes estão sendo estudados e devem começar a ser implementadas no início de 2009. Paralelo a isso, a Coordenação Geral promove melhorias no Portal, visando facilitar a navegabilidade e implementar novas demandas vindos dos usuários como um novo ‘layout’, espaço para ‘classificados’, vídeos etc.
Outras ações como a realização do 2° Encontro da RedeAPLmineral, que ocorreu em Agosto deste ano em Brasília/DF; e também do V Seminário Nacional de APLs de Base mineral, ocorrido em setembro, na cidade de Recife; ajudaram a reunir diversos atores: públicos e privados, para discutir os principais problemas e desafios enfrentados pelos micro e pequenos produtores, empresários, ourives, artesãos, garimpeiros, etc, organizados em APLs.
O trabalho realizado no ano surgiu de diversas reuniões da Coordenação Geral e também do Comitê Executivo da Rede. As discussões e análises realizadas resultaram no acordado onde os membros da Coordenação Geral e do Comitê Executivo deverão apresentar o Plano de Desenvolvimento da RedeAPLmineral no começo do ano de 2009. O documento irá balizar as atividades e ações propostas para o próximo ano. Entre essas estão: o 3° Encontro da RedeAPLmineral e o VI Seminário Nacional de APLs de Base mineral.
A Coordenação Geral da RedeAPLmineral faz votos de boas festas e deseja um ano de muito trabalho e superação a todos os colaboradores e participantes em 2009.
Fonte: RedeAPLmineral