A frente do GTP-APL desde 2004, a diretora do Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas (DEPME) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Cândida Cervieri, anunciou a sua saída do GTP-APL, em virtude de mudanças na estrutura administrativa da Secretaria de Desenvolvimento da Produção, e apresentou o novo coordenador do grupo, Marcos Prates, diretor de Competitividade Industrial (DECOI) do MDIC. Cândida Cervieri agradeceu o apoio dos diversos membros/parceiros do Grupo nos 4 anos, lembrou as diversas atividades e ações realizadas no período e ressaltou a questão da identificação e caracterização de APLs no país.
Marcos Prates apresentou as diretrizes de trabalho do GTP para 2009. O coordenador confirmou a vontade do GTP-APL de criar um site/Portal especificamente para APLs e disse que estudos já estão em curso junto ao IEL para a execução do trabalho. “Precisamos criar uma massa crítica/ acervo de conhecimento em cima dos APLs”. E abriu a discussão para os representantes das instituições participantes do GTP.
O representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no GTP-APL, Rafael Leite, sugeriu uma reestruturação do manual elaborado pelo GTP-APL, a reformulação dos roteiros para os Planos de Desenvolvimento dos APLs (PDPs), e a criação de instrumentos para o maior fomento da informação e da comunicação. “O portal da RedeAPLmineral pode servir de bom exemplo de como a informação e comunicação, nesse caso no setor mineral, de fomentador de informação”, afirmou.
A representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Sandra Ungar, informou que o Ministério irá priorizar estratégias de trabalho com APLs e confirmou uma maior participação do órgão no quesito educação dos PDP’s. O representante do MCT e, também, membro da RedeAPLmineral, Mariano Laio, sugeriu como uma das pautas de discussão para 2009 a viabilidade de implementação de Núcleos Setoriais na estrutura do GTP-APL.
Segundo Marcos Prates, as sugestões serão acolhidas e discutidas na próxima reunião do GTP-APL, que está pré-marcada para o começo do mês de fevereiro próximo. O coordenador pediu, também, aos presentes, estudos sobre as atividades de cada instituição participante do GTP-APL em relação aos APLs, para ser entregue ainda no começo do próximo ano.
Fonte: RedeAPLmineral