A descoberta de níquel em Capitão Gervásio Oliveira e do ferro na Serra Vermelha, são exemplos de riquezas minerais que motivaram a instalação de uma das quatro unidades avançadas do país do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem-PI) no Estado, um instituto de pesquisa de atuação nacional, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
Em reunião realizada na noite dessa segunda-feira, 12, no Palácio de Karnak, o governador Wilson Martins recebeu representantes do Centro de Tecnologia Mineral do Rio de Janeiro, para agilizar o processo de criação da unidade. Para Martins, o campus deve ser instalado de forma urgente. “Temos que providenciar salas provisórias para iniciar os trabalhos em Teresina”, enfatizou.
As instalações laboratoriais provisórias irão funcionar no Instituto Superior Antonino Freire, mas de acordo com o governador, em dois anos, o campus definitivo deve ser concluído. Na reunião ficou definido também que bolsistas de nível superior devem ser treinados por pesquisadores do Cetem, que já definiram as primeiras linhas de pesquisa: rochas ornamentais do Estado, atapulgitas de Guadalupe e avaliação da qualidade das águas subterrâneas do Piauí. “As opalas de Pedro II também entrarão nos estudos”, disse o governador.
Para Wilson Martins, as potencialidades do governo estão inertes e é preciso políticas públicas para viabilizar estudos geológicos sobre minerais. Para ele, é indispensável a realização desta parceria com o Cetem para fortalecer as pesquisa das reservas minerais. “Além de gerar riquezas para o Estado, vai gerar também emprego e renda à população local. É um grande passo para o desenvolvimento do Piauí”, ressaltou.
Fonte: Tvcanal13