A Secretaria Estadual da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul anuncia para 12 de dezembro a criação do Fórum Regional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná. Durante o II Encontro de Prefeitos e Prefeitas Eleitos em Foz do Iguaçu, a diretora-geral da Secretaria, Vera Lelis Calil, falou sobre a importância desta iniciativa para os novos líderes públicos municipais. “Queremos desenvolver com os municípios o mesmo princípio de competência gerencial que já existe na iniciativa privada”, disse.
O fórum deverá desenvolver e acompanhar políticas públicas voltadas às microempresas e empresas de pequeno porte e o poder público, agindo de forma articulada ao Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Atualmente, todos os estados já possuem ou estão em fase de implantação dos fóruns regionais. “O Paraná está sendo referência até para estados como São Paulo, que viram em nosso decreto e regimento interno, exemplos a serem seguidos”, enfatizou Vera Lelis Calil.
O passo seguinte à implantação do fórum regional paranaense será o estímulo para a criação de fóruns municipais, com a meta de atingir os 399 municípios do Estado. Os prefeitos estão sendo convidados pela equipe técnica do Governo do Estado para ingressarem neste esforço pelo crescimento do micro e pequeno empresário estadual.
Criada para ser um elo entre o Governo do Paraná e a classe empresarial, a Secretaria da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul apresenta um estande no evento em Foz do Iguaçu, com todos os serviços prestados pelo governo, além de informações sobre decretos para empresas que desejam investir no Paraná.
São programas como o Bom Emprego, que oferece dilação de prazo para o recolhimento de parte do ICMS, gerado por implantação, reativação ou expansão de estabelecimento industrial. Com o objetivo de geração de emprego e renda e a descentralização industrial, o Programa Bom Emprego também visa o desenvolvimento sustentável com respeito ao meio ambiente.
Com políticas públicas desenvolvidas para a inserção de empresas paranaenses no mercado internacional, a Coordenadoria de Assuntos do Mercosul é responsável por missões empresariais, rodadas de negócios, e promoção comercial dos produtos e serviços estaduais nos países do Mercosul.
Os novos prefeitos ainda podem conhecer sobre os avanços de programas intersetoriais, que visam a competitividade das áreas pólos e cadeias produtivas locais, como os Arranjos Produtivos Locais (APLs) e o programa dos Barracões Industriais.
Participam ao lado da secretaria, as entidades vinculadas como a Minerais do Paraná S.A. (Mineropar), Ambiental Paraná Florestas S.A. (Ambiental), Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Banco Regional do Extremo Sul (BRDE) e Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem).
Fonte: Agência Estadual de Notícias