Eles discutiram o funcionamento da rede, os trabalhos realizados no interior do Portal da rede e nos Grupos de Trabalho, como também novas diretrizes. Durante os dois dias os coordenadores, suplentes, participantes dos 8 Grupos de Trabalho da rede e outros presentes discutiram e apresentaram ao Plenário do Encontro os principais gargalos e desafios a serem superados, a saber: Hiatos de comunicaçãoentre os diversos grupos, a Coordenação Geral, o Comitê Executivo e os participantes da rede; a falta de apoio das instituições onde os participantes da rede trabalham; a falta de participação do setor produtivo nos grupos de trabalho; a indefinição sobre a atuação da rede, entre outros.
Apesar dessas dificuldades, os participantes avaliaram que a RedeAPLmineral avançou com relação à melhoria do conteúdo, divulgação e funcionamento do Portal e do seu Encontro. Foi definido o cronograma de atividades e metas de cada Grupo de Trabalho e da RedeAPLmineral, ficando decidido que o próximo Encontro será realizado em Brasília, DF, com data prevista para 8 e 9 de outubro de 2009.
Para dirimir alguns dos problemas apresentados a Coordenação Geral atua para erigir plano de comunicação e divulgação para o Portal, a começar pelo lançamento do informativo da rede, que vai auxiliar a comunidade na divulgação das principais notícias relevantes ao setor mineral, em especial a mineração em APLs.
Também está em elaboração Plano de desenvolvimento da RedeAPLmineral para aumentar as atividades e trocas de informação entre os Grupos de Trabalho e propor ações estratégicas que deverão ser tomadas a curto, médio e longo prazo para que haja a otimização do seu funcionamento e operação de forma a torná-la sustentável.
Os documentos vão passar por avaliação da Coordenação Geral e do Comitê Executivo para aprovação.
Fonte: RedeAPLmineral