Acontecerá na próxima sexta-feira, dia 22 de agosto, às 15:30h, a cerimônia no Jardim de Inverno do Palácio Guanabara, quando o Governador Sérgio Cabral e a Secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos, entregarão as /Licenças de Operação — LO a 54 cerâmicas localizadas no Arranjo Produtivo Local de Cerâmica Vermelha de Campos dos Goytacazes/, no Norte Fluminense. As licenças são o primeiro resultado concreto do Convênio entre a FEEMA, DRM-RJ, DNPM e Sindicato da Indústria de Cerâmica de Construção de Campos dos Goytacazes, assinado em junho de 2007, visando a regularização da atividade na região.
Durante este tempo, foram feitos os levantamentos das argileiras e cerâmicas que aderiram ao projeto, que contaram com a participação de dois profissionais do DRM-RJ, resultando no cadastro da atividade extrativa e industrial do setor. Entre os compromissos que os ceramistas assinam está aquele que veda o uso de vegetação nativa sem a competente autorização dos órgãos reguladores, além do compromisso de apresentar alternativas energéticas para a sustentabilidade do setor. Neste último aspecto, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico estará integrada ao processo de busca destas alternativas, incluindo o reflorestamento econômico e biomassa, entre elas o capim-elefante, que já conta com um projeto operacional, financiado com recursos da InvesteRio.
Em junho foi assinado o segundo Acordo de Resultados, para o período de 2008 a 2010, segundo a metodologia GEOR (Gestão Estratégica Orientada para Resultados), implantado pelo Sebrae, em parceria com diversas instituições públicas e privadas. O Jardim de Inverno do Palácio Guanabara fica localizado na rua Pinheiro Machado s/n, no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro. Mais detalhes sobre o APL com Paulo Clébio (pclebio@rj.sebrae.com.br) ou Pedro Hugo Xaubert (pedrohugo@drm.rj.gov.br) ou Rodolfo Torrez (toro@drm.rj.gov.br).
Fonte: INFORMATIVO DRM-RJ, Ano VI – Nº 154