ter, 19/02/2008 – 13:10
Mais 18 empresa capixabas do setor de rochas ornamentais vão participar de uma das mais importantes feiras do mundo, a Coverings, nos Estados Unidos. Por meio de um aditivo no convênio entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações de Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira de Indústrias de Rochas (Abirochas), divulgado, nesta terça-feira (19), em entrevista coletiva, no primeiro dia da Feira Internacional do Mármore e Granito, as empresas vão se juntar a mais 42 que participam do Estande Brasil da feira.
O presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira, disse que a crise que atinge o setor imobiliário norte-americano não vai interferir nas exportações brasileiras. Segundo ele, o volume de exportações de rochas para o Estados Unidos representa apenas 13% do volume total.
“Depende como a crise chegar. Nós não sabemos ainda, pois a crise é muito discutida, e o governo norte-americano vem tomando medidas justas para ter um resultado mais positivo. Se a crise for fraca ou média, não nos afeta. Se ela for forte, a gente vai tentar não perder mercado com as ações que estão sendo tomadas para cada vez mais participar, uma delas é esse nosso aditivo divulgado nesta terça”, disse Teixeira.
O presidente da Associação Brasileira de Indústrias de Rochas (Abirochas), Sérgio Azeredo, explica como vai funcionar o convênio na prática. “Com esse novo convênio, o estande passa a ser Brasil e eles serão unificados ao pavilhão Brasil que já existe. Terão, portanto, dois pavilhões com a mesma estrutura e o mesmo funcionamento. Agora não vai ser mais um pavilhão do Espírito Santo, e sim um pavilhão Brasil. Essas 18 empresas que tinham participação fora, passam a participar do nosso estande”, disse.
A expectativa com o crescimento do setor é grande, disse o presidente da Apex-Brasil. Em especial na descoberta de novos mercados. “Se nós conseguirmos atingir uma média de 17% de crescimento, esperamos chegar em 2009 com a exportação na ordem de U$ 1,5 bilhão. O otimismo se deve à abertura de novos mercados. Temos investido em mercados como a Europa do Leste, com a Polônia e com a Rússia com grande crescimento. Assim como no Oriente Médio, os Emirados Árabes são um excelente mercado. A busca por esses mercados aumenta os nossos eventos a despeito da crise nos EUA e nos confere um otimismo positivo nesse sentido”.
O convênio entre a Apex-Brasil e a Abirochas foi assinado em dezembro de 2006 e previu investimentos conjuntos na ordem de mais de R$ 18 milhões na promoção comercial do setor. Nesta terça, foi divulgado um aditivo de R$ 1 milhão a esse convênio.
Guido Nunes
Fonte: Gazeta Online