Produtores da região de Papagaios (MG) temem barreira comercial na Europa

Notícias Gerais

seg, 18/02/2008 – 13:08

Segundo maior produtor e exportador de ardósia do mundo, o Brasil é alvo de uma ameça que vem da Espanha, que ocupa a primeira posição no mercado.

“A Europa responde por 60% das nossas exportações. Esta barreira é muito pior que a crise do setor imobiliário americano. E se ela for real o efeito será imediato”, avalia o presidente da Associação dos Mineradores e Beneficiadores de Ardósia de Minas Gerais (Amar-MG), Romero Valadares.

Depois de 10 anos registrando crescimento anual do faturamento de exportação em torno de 20%, os empresários de Papagaios e região lamentaram a queda nas vendas para os EUA no ano passado. “Apesar de aumentarmos o volume exportado em 5%, o faturamento em real caiu por causa da desvalorização do dólar”, explica Valadares.

Uma das estratégias dos produtores de ardósia do centro-oeste mineiro para enfrentar as crises externas é aumentar as vendas para o mercado nacional. Hoje, apenas um por cento da produção fica no país. Para divulgar o setor, 19 empresas associadas à Amar participarão da Vitória Stone Fair, feira de rochas ornamentais que será realizada de amanhã (19) até a próxima sexta-feira (22), na capital do Espírito Santo.

A feira também será um espaço para a articulação contra a ameaça da barreira comercial européia. “Vamos nos reunir com representantes do Ministério das Relações Exteriores. A idéia é planejarmos a participação do Brasil na Feira de Carrara, na Itália, em maio deste ano. Durante o Congresso Internacional de Rochas teremos uma boa oportunidade de tentar sensibilizar os europeus. Por enquanto essa barreira discriminatória aos produtos brasileiros ainda não nos afetou. Mas caso se concretize nos fará perder grande parte de nossa capacidade exportadora”, adianta Valadares.

Ardósia em Papagaios *
Empresas mineradoras/extratoras – 40
Empresas beneficiadoras – 300
Empregos diretos e indiretos – 20 mil
Produção – 224 mil toneladas
Faturamento do setor – US$ 98 milhões
Cidades do pólo – Papagaios, Pompéu, Paraopeba, Felixlândia, Pitangui e Leandro Ferreira
Principais produtos exportados: telhas de ardósia, pisos e revestimentos – produtos 100% acabados
* Fonte: Amar-MG – 2007

Vitória Stone Fair Brasil 2008
19 a 22/02
Parque de Exposições Floriano Varejão
Rodovia do Contorno – BR 101 Norte – Carapina – Serra – ES – Brasil

Aline de Freitas
 
Fonte:
 Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *