Durante o VIII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e V Encontro da RedeAPLmineral, a equipe de comunicação da RedeAPLmineral entrevistou os participantes vencedores do Prêmio Melhores Práticas, confira abaixo entrevista com Representante da SINDIGNAISSES – João Batista Fernandes Lopes (Patinho) segundo colocado e suas expectativas;
RedeAPLmineral – Quais benefícios esse prêmio poderá trazer para vocês?
Patinho – Teremos como benefício maior, mais entusiasmo e motivação, para buscarmos soluções adequadas para a sustentabilidade do APL com a Legalização Ambiental e Mineral das extrações em um prazo de aproximadamente 12 meses e a credibilidade de todo o setor produtivo.
RedeAPLmineral – Você poderia contar mais sobre a sua prática?
Patinho – Digo sempre nossas práticas, sem nossos parceiros não chegaríamos onde estamos. O Prêmio Melhores Práticas pertence a todos (SEBRAE – DRM- FIRJAN- CETEM- INT- INEA –DNPM- FAPERJ- UENF- UFRJ – PMSA E OS EMPRESÁRIOS) muito ainda se tem por fazer.
RedeAPLmineral – Quais as principais barreiras enfrentadas ao longo da implantação dessa prática?
Patinho – A morosidade no andamento dos processos nos Órgãos Ambientais e na 4ª Câmara Técnica em Brasília (cerca de 4 anos).
RedeAPLmineral – Qual a sua opinião sobre a atuação da RedeAPLmineral quanto a sistematização e disseminação de informação?
Patinho – Não tenho ainda o costume em abrir o site da Rede, não tenho condições de opinar a respeito.
RedeAPLmineral – Qual a próxima meta a ser alcançada por vocês?
Patinho – Resolver os problemas das L.O´s, buscar novas tecnologias, cursos de blaster, curso de corte com fio diamantado nas extrações e a legalização Ambiental e Mineral de todos os municípios da Região Noroeste Fluminense. Buscar junto ao IFF (Instituto Federal Fluminense) o desenvolvimento de um projeto de Teares de tamanho menor, com corte de chapas com Fio Diamantado, para melhor aproveitamento de material criação de novos produtos para o mercado consumidor.
Por Equipe de Comunicação da RedeAPLmineral