Desde os primórdios da humanidade o homem serviu-se de minérios para as mais diversas atividades. Alguns exemplos são os metais como ouro, prata e cobre que eram encontrados sob a forma nativa na natureza, ou obtidos a partir de seus minérios. Outra atividade digna de menção foi a utilização de armas – lanças, facas e espadas – que eram fabricadas com o ferro extraído de seus minérios.
Atualmente, mais do que nunca, minérios são imprescindíveis em nosso dia a dia. Além de se tratar de uma atividade econômica de suma importância, em função da geração de empregos, arrecadação de impostos e exportação de produtos, os materiais metálicos e não metálicos obtidos por meio da transformação de minérios, estão presentes em praticamente qualquer atividade da vida moderna. Uma infinidade de materiais pode ser citada como exemplos desse fato: aço, carvão, cimento, vidro, fertilizantes, areia e brita para construção, argila para tijolos e materiais cerâmicos e muitos outros. Assim como a água e os vegetais, minérios são encontrados na natureza. A mineração é a atividade industrial que transforma minérios em produtos de utilidade para a sociedade. Notoriamente, a mineração impacta o meio ambiente mas, se forem tomadas as devidas precauções, esse impacto pode em muito ser minimizado. Em paralelo, é inegável que os produtos obtidos por meio da atividade mineral proporcionam qualidade de vida e conforto e são essenciais para o homem moderno.
As tabelas seguintes trazem uma lista dos principais minérios lavrados hoje em dia, os materiais metálicos e não metálicos decorrentes do seu processamento e algumas de suas aplicações mais importantes.
No Brasil, a importância da mineração reporta-se aos tempos em que o país era uma colônia portuguesa. A ocupação do interior do país pelos bandeirantes foi devida, em grande parte, à busca por metais e pedras preciosas. Ao longo da nossa história, à medida que aumentou a ocupação do território e o conhecimento geológico, ocorreram inúmeras descobertas de depósitos minerais em todo o Brasil. Tais descobertas foram de grande importância sócio-econômica e foram extremamente relevantes para o processo de industrialização brasileiro.
A partir da segunda metade do Século 20, com a criação de mineradoras estatais, bem como em função da crescente demanda interna no país, aumentou ainda mais a importância da mineração para a economia brasileira. Ilustrando esse fato, a figura a seguir, com dados de 2017, apresenta alguns indicadores sócio-econômicos mais recentes do setor mineral brasileiro.
Muito se tem ouvido falar dos impactos negativos da mineração sobre a vida das pessoas no Brasil. Os recentes acidentes de rompimentos de barragens em Minas Gerais em muito contribuíram para esse sentimento negativo por parte da sociedade brasileira. Longe de minimizar a importância de tais fatos, o autor considera que esse julgamento é por demais severo e não condiz com a relevância da mineração para a economia e a vida da população brasileira. A mineração é amplamente reconhecida e valorizada em países como Austrália, Canadá, Rússia, Chile e África do Sul, entre outros, e, na opinião do autor, o Brasil deveria adotar a mesma postura e dar o devido valor a essa importante e imprescindível atividade industrial. Obviamente, o meio ambiente deve ser ao máximo preservado. Contudo, mediante um correto planejamento e com a adoção de práticas de mitigação por parte das empresas mineradoras, é possível chegar a um equilíbrio, permitindo que as futuras gerações possam também usufruir dos recursos minerais.
*Lino de Freitas é professor da Escola de Engenharia de Minas Gerais
Fonte: Dom Total
Disponível: https://brasilminingsite.com.br/a-importancia-da-mineracao-para-a-sociedade-brasileira/