O Grupo Almeida está com novidades. Depois de dois anos de investimentos e obras, a empresa inaugura, na próxima segunda-feira (12 de março), seu novo complexo industrial. Localizado em Santa Gertrudes, no interior paulista, o empreendimento marca as comemorações de 95 anos da organização. “Investimos nessa nova planta para podermos atender ao mercado com novos formatos e estarmos preparados para os próximos 20 anos do setor cerâmico brasileiro e mundial”, explica Heitor Ribeiro de Almeida, diretor da companhia.
Com capacidade produtiva de 900 mil m² mensais de revestimentos cerâmicos, em um primeiro momento, a unidade ocupará uma área de 31,2 mil m², de onde sairão peças de grandes formatos de via seca – 62x62cm, 32x62cm, 50x50cm – para abastecer todo o mercado nacional, além de exportações para 21 países. ”Com os novos formatos, nossa expectativa é poder oferecer peças de maior valor agregado e atender às expectativas dos consumidores com produtos que, além de bonitos, também tenham preços competitivos”, reforça Almeida.
O executivo destaca que a fábrica é mais produtiva em relação à antiga e que está adaptada à indústria 4.0, conceito que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura e que têm como objetivo tornar a produção cada vez mais eficiente, autônoma e customizável.
Essa inauguração é o primeiro passo de um projeto que já tem data para ser estendido. O diretor antecipa que, a partir do primeiro trimestre de 2019, o Grupo dará continuidade à segunda fase, que consistirá na construção de uma unidade para a produção de porcelanatos. “Será a mais moderna do Brasil”, garante.
Com todas as linhas comercializadas no varejo de material de construção, o executivo comenta que mantém um trabalho muito próximo a esse canal, com parcerias que contemplam o desenvolvimento e manutenção de showrooms e a disponibilização de expositores para as principais revendas do setor no País.
Apesar do mercado ainda estar em um processo lento de recuperação, Almeida acredita que as empresas que vencem são as que investem durante a crise. Na sua análise, os investimentos ajudam o País a se recuperar e também deixam as companhias prontas para desfrutar dos bons momentos que virão.
Consciente disso, o Grupo está fazendo a sua parte. “Sem nos importarmos com todas as incertezas que teremos neste ano, principalmente do ponto de vista politico, faremos o nosso melhor e cresceremos. Nossa expectativa no mercado interno é de alcançar 15% de incremento e de 50% no mercado externo”, pontua.
O Grupo Almeida possui outra unidade em Santa Gertrudes que conta com 60 mil m² de área construída. A planta possui capacidade instalada de dois milhões de m² por mês e fabrica, atualmente, 1,6 milhão m² mensais. Em 2017, a companhia comercializou 20 milhões de m² e a previsão para este ano é que esse volume chegue a 23 milhões de m², considerando as operações do novo complexo.