Cecília Oliveira Leite uma das integrantes da Coordenação Geral da RedeAPLmineral foi empossada, no inicio de dezembro, como diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Antes da nomeação Cecília atuava como coordenadora geral de Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos, na qual a RedeAPLmineral está inserida no IBICT.
A diretora do Instituto possui graduação em Letras, mestrado em Ciências da Informação e doutorado em Ciências da Informação, todos pela Universidade de Brasília. Cecília Leite é pesquisadora de carreira da Embrapa Informação Tecnológica e foi cedida ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A seguir, acompanhe a entrevista com Cecília.
RedeAPLmineral – Como chegou ao IBICT a Coordenação da RedeAPLmineral?
Cecília – O IBICT participa da Coordenação Geral da RedeAPLmineral desde a sua construção, em 2004, como instituição executora da proposta de projeto apresentada à FINEP pela Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI). Uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (SETEC/MCTI), juntamente com a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME). Em 2010, o IBICT apresentou ao CNPq a proposta de projeto de “Expansão e Consolidação da RedeAPLmineral” contando com o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) como instituição co-executora do projeto, que tem vigência até janeiro de 2014. Dessa forma a Instituição continua participando ativamente na Coordenação Geral da RedeAPLmineral.
RedeAPLmineral – Em sua gestão, como se dará a continuidade no trabalho do Instituto em relação a RedeAPLmineral?
Cecília – Ela se dará com o mesmo empenho e dedicação. A RedeAPLmineral é um sucesso, tornando-se uma referência entre as ações desenvolvidas pelos órgãos responsáveis por ela: MCTI, MME, CETEM e IBICT. Outras instituições como o MDIC estão nos procurando para desenvolvermos projetos seguindo o exemplo da Rede. Hoje a RedeAPLmineral se tornou uma motivação para todos os envolvidos com os Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral.
RedeAPLmineral – Quais são as maiores dificuldades no desenvolvimento e sustentabilização de um Novo Produto, caso da RedeAPLmineral?
Cecília – As dificuldades são de diversas ordens, mas o empenho e a vontade de que eles dêem certo são maiores. Todo projeto tem inicio, meio e fim, e o desafio é que eles cresçam se desenvolvam, seja aqui no IBICT, onde eles recebem as condições iniciais de estruturação, ou em outras instituições que prossigam com o seu desenvolvimento.
RedeAPLmineral – Como diretora do IBICT, sua agenda está permeada de compromissos, reuniões e eventos. Como será a sua participação na Coordenação da Rede a partir de agora?
Cecília – A minha participação cresce à medida que há uma ampliação nos serviços. É evidente que a minha agenda está, cada vez mais, extensa e compromissada, mas eu continuarei dando total atenção aos projetos que eu estou envolvida desde o período em que estive a frente da Coordenação Geral de Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos, na qual a Rede faz parte.
RedeAPLmineral – Gostaria de deixar um recado para os colaboradores, consultores e usuários da RedeAPLmineral?
Cecília – Deixo aqui a minha congratulação a todos os envolvidos com o sucesso da RedeAPLmineral. Agradeço as instituições, colaboradores e usuários que ajudaram no crescimento das ações da Rede como o portal, o Seminário Nacional de APLs de Base Mineral, o Prêmio Melhores Práticas e a revista RedeAPLmineral em Destaque. Desejo que em 2014 todos continuem com o mesmo entusiasmo, elevando ainda mais o respeito adquirido pela Rede.
Fonte: Equipe de Comunicação RedeAPLmineral