Entrevista: Cecília Oliveira Leite

Notícias Gerais

Cecília Oliveira Leite uma das integrantes da Coordenação Geral da RedeAPLmineral foi empossada, no inicio de dezembro, como diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Antes da nomeação Cecília atuava como coordenadora geral de Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos, na qual a RedeAPLmineral está inserida no IBICT.

A diretora do Instituto possui graduação em Letras, mestrado em Ciências da Informação e doutorado em Ciências da Informação, todos pela Universidade de Brasília. Cecília Leite é pesquisadora de carreira da Embrapa Informação Tecnológica e foi cedida ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A seguir, acompanhe a entrevista com Cecília.

RedeAPLmineral – Como chegou ao IBICT a Coordenação da RedeAPLmineral?

Cecília – O IBICT participa da Coordenação Geral da RedeAPLmineral desde a sua construção, em 2004,  como instituição executora da proposta de projeto apresentada à FINEP pela Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI). Uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (SETEC/MCTI), juntamente com a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME). Em 2010, o IBICT apresentou ao CNPq a proposta de projeto de “Expansão e Consolidação da RedeAPLmineral” contando com o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) como instituição co-executora do projeto, que tem vigência até janeiro de 2014. Dessa forma a Instituição continua participando ativamente na Coordenação Geral da RedeAPLmineral.

RedeAPLmineral – Em sua gestão, como se dará a continuidade no trabalho do Instituto em relação a RedeAPLmineral?

Cecília – Ela se dará com o mesmo empenho e dedicação. A RedeAPLmineral é um sucesso, tornando-se uma referência entre as ações desenvolvidas pelos órgãos responsáveis por ela: MCTI, MME, CETEM e IBICT. Outras instituições como o MDIC estão nos procurando para desenvolvermos projetos seguindo o exemplo da Rede. Hoje a RedeAPLmineral se tornou uma motivação para todos os envolvidos com os Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral.

RedeAPLmineral – Quais são as maiores dificuldades no desenvolvimento e sustentabilização de um Novo Produto, caso da RedeAPLmineral?

Cecília – As dificuldades são de diversas ordens, mas o empenho e a vontade de que eles dêem certo são maiores. Todo projeto tem inicio, meio e fim, e o desafio é que eles cresçam se desenvolvam, seja aqui no IBICT, onde eles recebem as condições iniciais de estruturação, ou em outras instituições que prossigam com o seu desenvolvimento.

RedeAPLmineral – Como diretora do IBICT, sua agenda está permeada de compromissos, reuniões e eventos. Como será a sua participação na Coordenação da Rede a partir de agora?

Cecília – A minha participação cresce à medida que há uma ampliação nos serviços. É evidente que a minha agenda está, cada vez mais, extensa e compromissada, mas eu continuarei dando total atenção aos projetos que eu estou envolvida desde o período em que estive a frente da Coordenação Geral de Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos, na qual a Rede faz parte.

RedeAPLmineral – Gostaria de deixar um recado para os colaboradores, consultores e usuários da RedeAPLmineral?

Cecília – Deixo aqui a minha congratulação a todos os envolvidos com o sucesso da RedeAPLmineral. Agradeço as instituições, colaboradores e usuários que ajudaram no crescimento das ações da Rede como o portal, o Seminário Nacional de APLs de Base Mineral, o Prêmio Melhores Práticas e a revista RedeAPLmineral em Destaque. Desejo que em 2014 todos continuem com o mesmo entusiasmo, elevando ainda mais o respeito adquirido pela Rede.

Fonte: Equipe de Comunicação RedeAPLmineral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *