Equipamentos que vão proporcionar mais segurança aos trabalhadores das minas de carvão foram entregues nesta sexta-feira pelo ministro do Trabalho, Manoel Dias. Durante visita a Criciúma, o ministro fez o repasse oficial dos 28 equipamentos ao Sindicato da Indústria de Extração do Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc). “São itens simples, mas que vão contribuir para melhorar os índices ambientais e de segurança”, ressaltou Dias. O valor estimado é de R$ 20 mil.
Foram entregues medidores de poeira, ruído, oxigênio e gases que serão usados pela Comissão Regional do Setor Mineral (CRSM) para vistoriar o trabalho nas minas da região. “Esses equipamentos são necessários para o controle do ambiente de trabalho”, afirmou o presidente do Siecesc, engenheiro Ruy Hülse. Representantes dos Sindicatos de Trabalhadores no setor carbonífero acompanharam a entrega.
Aproveitando a passagem do ministro pelo Siecesc, foi entregue um ofício solicitando o apoio da Fundacentro para a implantação do Núcleo de Segurança junto ao Centro Tecnológico do Carvão Limpo (CTCL). A Fundacentro é ligada ao Ministério e dispõe de uma rede de laboratórios que atuam nas áreas de segurança, higiene e saúde no trabalho.
Fonte: Portal SATC