Fernando Coura discursa contra paralisação do setor mineral

Notícias Gerais

O Diretor-Presidente do IBRAM, José Fernando Coura, e o Diretor de Assuntos Minerários, Marcelo Ribeiro Tunes, representaram o Instituto na solenidade que premiou as Empresas do Ano do setor mineral, uma iniciativa da revista Brasil Mineral. O evento ocorreu em 10 de abril, em São Paulo. Fernando Coura entregou o prêmio da categoria Metalurgia, concedido à Votorantim Metais. O diretor superintendente da empresa, Tito Martins, recebeu a homenagem.

Fernando Coura fez pronunciamento contundente sobre a realidade da indústria mineral brasileira, que passa por uma grave crise, com muitos projetos interrompidos por iniciativa do governo federal e também pela insegurança quanto às aventadas alterações no marco legal do setor.

“Há 317 anos nós não vivemos uma crise tão séria na mineração brasileira quanto esta, que já dura desde 21 de novembro de 2011”, afirmou.

Ele pontuou aos participantes do evento que o IBRAM, em conjunto com outras entidades nacionais, segue cumprindo seu papel de abrir canais de diálogo com autoridades e sociedade para alertar sobre os prejuízos que a momentânea paralisação da mineração acarreta para o País. “Em pouco tempo conversamos com deputados federais, com senadores e, além disso, com todos os ministros, levando um retrato fiel da mineração brasileira. É necessário virar essa página triste da história de 317 anos da mineração brasileira”, declarou.

Ao final, passou uma mensagem de otimismo e de homenagem ao setor mineral: “Hoje é um dia de festa! O exemplo dessas empresas (as homenageadas pela revista) serve para milhares de empresas, de Norte a Sul, de Leste a Oeste. Interiorizam o desenvolvimento e agem com função social, com sustentabilidade ambiental, compram no Brasil, empregam brasileiros, geram postos, geram emprego e renda. Essa é a mineração brasileira, presente em todos os rincões, porque a mineração é a fazedora de democracia e interioriza o desenvolvimento”. 

As Empresas do Ano de mineração escolhidas nas respectivas categorias foram:

• Categoria Mineração de Pequeno Porte – Cia. Brasileira de Lítio
• Categoria Siderurgia – Gerdau
• Categoria Mineração de Médio Porte – Mineração Caraíba
• Categoria Empresa de Grande Porte – Yamana Gold
• Categoria Metalurgia – Votorantim Metais


Fonte: IBRAM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *