Com o intuito de promover a sustentabilidade e o crescimento econômico da região de Santa Gertrudes (SP), um dos mais importantes polos de produção de cerâmicas de revestimento no país, foi criado o Plano Diretor Minerário do Polo de Santa Gertrudes, financiado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SDECT) e Prefeitura Municipal de Santa Gertrudes, e apresentado pela Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER) ao Departamento de Transformação e Tecnologia Mineral da Secretaria de Geologia Mineração e Transformação Mineral (DTTM/SGM) do Ministério de Minas e Energia (MME), nessa quarta-feira (30), no Auditório Térreo do MME.
O diretor superintendente da ASPACER, Luís Fernando Quilici, expos o relevante desempenho na produção de cerâmicas de revestimento da região Sudeste, em especial o do município de Santa Gertrudes, que possui alta tecnologia e um dos maquinários mais modernos do mundo. “A região detém acesso logístico, matéria prima e facilidade no acesso ao consumidor”, destacou Luís Fernando.
Sendo um dos maiores produtores de cerâmicas do Brasil, São Paulo aposta no crescimento do mercado junto à ascensão econômica brasileira, o que pode manter o país como o segundo maior produtor e consumidor de cerâmicas no mundo. Para o geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Marsis Cabral Junior, esse crescimento tem que estar aliado ao desenvolvimento da região produtora, por isso a criação do Plano. Para Marsis, um dos objetivos do documento é que haja crescimento conjunto do setor e da região produtora, “queremos que outros municípios sigam o exemplo da prefeitura de Santa Gertrudes, que em dezembro de 2012 institucionalizou o Plano”.
Finalizando a reunião, Luís Fernando convidou o diretor do DTTM, Elzivir Azevêdo Guerra, e todos os presentes para o 6º Encontro Internacional de Fornecedores e Cerâmicas (Fornecer), a ser realizado em julho de 2013, em Santa Gertrudes. Na oportunidade, serão expostos trabalhos de representantes brasileiros e estrangeiros da cadeia produtiva de cerâmica.
Para mais informações siga as nossas redes sociais:
www.facebook.com/RedeAPLmineral
www.youtube.com/aplmineral
Fonte: Equipe de Comunicação RedeAPLmineral