Reunião em Brasília pela valorização do Carvão Mineral

Notícias Gerais

O movimento de pressão pela valorização do carvão mineral como matriz energética continua. Nesta quinta-feira, dia 15, a Federação e os Sindicatos dos Mineiros farão uma reunião com o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. O mineral foi excluído do Leilão de Energia A-5, que será realizado no dia 20, em Brasília.

Nesta reunião será articulado um novo encontro, desta vez com a presença da presidente Dilma Rousseff e também com o Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim. Baseado em dados do IBGE, o Siecesc calcula que a exclusão do Carvão Mineral da Matriz Energética Brasileira atingirá um número de 797 mil pessoas em todo o Brasil, causando desemprego prejudicando o orçamento de várias prefeituras, diminuindo a receita que hoje é usado para diminuir as diferenças sociais ao ser aplicada em saúde, educação, saneamento básico e infra-estrutura.

Participarão da reunião representantes das três federações de Mineiros do Sul do Brasil; o presidente Departamento Extrativo Nacional; o presidente da Confederação Nacional da Indústria; representantes do Conselho Nacional de Mineração; além de representantes do Siecesc e do Sindicato dos Mineiros de Siderópolis, Cocal do Sul e Treviso.


Fonte: Engeplus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *