Ao projetar as expectativas para os resultados corporativos do quarto trimestre deste ano, a Ativa Corretora levou em consideração o resultado apontado pelo setor de mineração nos meses de julho a setembro deste ano, que registrou recuo de 18% no lucro líquido, se comparado ao mesmo período do ano passado.
O desempenho do setor no trimestre refletiu, na opinião da Ativa, o resultado da Vale (VALE3, VALE5) no período, que voltou a decepcionar os investidores com números abaixo da expectativa do mercado, assim como já vinha ocorrendo nos últimos trimestres.
Além disso, apesar de ter demonstrado uma recuperação parcial das condições meteorológicas adversas que impactaram negativamente o segundo trimestre deste ano, o volume de vendas de minério de ferro veio aquém do esperado, devido à recomposição dos estoques e uma demanda mais fraca no Brasil.
Além disto, a forte queda do preço spot do minério de ferro chinês no trimestre, vem gerando incertezas acerca do preço realizado no quarto trimestre de 2011 para as mineradoras.
Perspectivas para o próximo trimestre
Apesar dos dados recentes, a Ativa Corretora acredita nas perspectivas favoráveis do setor para o próximo trimestre. “Como o preço do minério já está próximo do cash cost dos produtores marginais, acreditamos que não haja espaço para uma correção mais drástica”, explica a analista Daniella Maia.
Para a corretora, o preço de referência para o quarto trimestre de 2011 no setor deverá ser entre 15% a 20% maior que o praticado no mesmo período do ano passado.
Já na comparação com o terceiro trimestre de 2011, a analista afirma que é possível uma redução próxima de 10%, dado que parte dos clientes, em especial os chineses, estão dando preferência para contratos mais curtos.
“Apesar disso, em commodities metálicas, acreditamos que a Vale continuará sendo o principal destaque dos resultados do quarto trimestre”, finaliza Maia.
Fonte: InfoMoney