Realizado pelo Centro de Tecnologia Mineral do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (CETEM/MCTI). O seminário se deu por conta de uma linha de pesquisa que foi iniciada em 2011, que tem como matéria de estudo, os impactos negativos ao meio ambiente e ao homem causados pela extração clandestina de minérios, os garimpos ilegais, e a lavra predatória que acontecem no Brasil há bastante tempo. Pensando nisso, o CETEM vem com essas novas pesquisas com a finalidade de estudar e encontrar soluções para que tais passivos e resíduos de recursos minerais possam ser reaproveitados, ou descartados de forma que não impactem o meio ambiente.
Na abertura do Seminário o Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Claudio Scliar, falou sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que segundo ele, o tema é de grande importância, tanto que foi contemplado no Plano Nacional de Mineração 2030. Segundo Claudio Scliar o aumento da produção mineral fará, consequentemente, com que o volume de resíduos aumente também. Os resíduos sólidos advindos de minerais apresentam potencial para uso em outras atividades industriais ou na agricultura. A reciclagem de resíduos industriais e de metais é um importante fator de redução de impactos ambientais e de custos. Além disso, essas práticas diminuem a pressão sobre a demanda por recursos minerais novos.
O Seminário seguiu com a apresentação de Francisco Rego Chaves do CETEM, que mostrou dados sobre os impactos humanos, sociais, econômicos e ambientais das atividades minero-metalúrgicas no Brasil. Em seguida deu-se início ao primeiro painel “A problemática da contaminação por chumbo (Pb)”, que foi coordenado pelo Ronaldo Luiz Correia dos Santos (CETEM). Bernardino Ribeiro (Unicamp) apresentou na palestra master o tema “Mineração e saúde ambiental- chumbo no Vale do Ribeira (PR-SP). A mesa redonda contou com a coordenação de Zuleica Castilhos do CETEM, e teve como tema principal “Estratégias tecnológicas sobre a resolução do passivo de Santo Amaro (BA)”.
Na parte da tarde, os trabalhos deram início com o segundo painel “Dimensão das políticas públicas”, com a coordenação de Elzivir Guerra (MCTI), e por fim, o terceiro painel “Tecnologias e Sustentabilidade”, coordenado por Claudio Schneider (CETEM) e a mesa redonda com o tema “Tecnologias para a transformação de resíduos minerais em subprodutos e matérias-primas para outras linhas de produção”.
Equipe de Comunicação RedeAPLmineral e Assessoria de Comunicação MME