Empresários pesquisam APL’s de rochas da Itália

Notícias Gerais

Um grupo de cinco empresários do setor de rochas ornamentais da Bahia, além de uma representante da Pabmar Rochas Ornamentais, de Cachoeiro de Itapemirim (ES), esteve na Itália, em novembro, para pesquisar as iniciativas de dois dos mais importantes arranjos produtivos locais (APL’s) do segmento de rochas no mundo: o de Carrara e o de Botticino. Com a viagem, o grupo conheceu ações integradas que facilitam o acesso dos italianos a mercados internacionais, agregam valor aos produtos específicos daquelas duas regiões e ainda fortalecem o segmento junto a parceiros locais e internacionais.

“Vimos ações bem interessantes, como o selo dos materiais provenientes de Carrara, que valoriza a idéia de qualidade dos mármores de lá; os consórcios de empresas, que promovem os produtos internacionalmente; e até o concurso cultural que premia projetos de design que usam o mármore”, afirma a gerente da Pabmar, Ariele Pacheco.
Os empresários também constataram outros destaques, como o uso do mármore – e de fotos da produção dele – na decoração de hotéis e de outros espaços de uso coletivo; a distribuição de livros e a exibição de vídeos sobre a região; o Museu do Mármore em Carrara; e a recepção na Câmara do Comércio da região onde fica Botticino.

“O que mais chama a atenção, especialmente em Botticino, é a união das empresas. Lá elas estão fortes. Em Carrara, um líder local afirmou que, como falta união, as empresas sofrem mais com a crise internacional, que ainda é intensa na Itália”, observa a gerente da Pabmar.

Assim como no Brasil, a maioria das empresas italianas do setor de rochas são pequenas e familiares. Porém muitas já são centenárias, e é comum ver fotos que atestam que uma mesma família explora as mesmas jazidas há mais de cem anos.

A viagem foi financiada e articulada pelo Sebrae-BA e Secti (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia), que também enviaram representantes. A Pabmar participou por ter serrada e beneficiamento completo não só na matriz em Cachoeiro de Itapemirim (ES), como também perto da jazida própria, em Ourolândia (BA), onde participa da Assobege (Associação dos Empreendedores do Mármore Bege Bahia).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *