Cinco cerâmicas de Campos receberam, em setembro, o certificado do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBPQ-H), do Governo Federal. O programa restringe a liberação de recursos financeiros apenas para as empresas e fornecedores dessa cadeia que estiverem inseridos no programa.
Nos últimos seis anos instituições de fomento como o Sistema Firjan, através do Sindicato dos Ceramistas, e o SEBRAE/RJ, trabalham ao lado dos empresários, auxiliando nas evoluções técnicas e tecnológicas necessárias para a obtenção do selo e consequente melhoria de seus produtos.
As cinco empresas que obtiveram o selo de qualidade, Cerâmica Olivier Cruz, Siqueira e Cardoso, Abud Wagner, Wagner Linhares e Cerâmica Sebastião, fazem parte do Arranjo Produtivo Local (APL) de Cerâmica de Campos, o segundo maior do País, que reúne 110 empresas.
Animados com as boas perspectivas para o setor, que incluem obras previstas para os Jogos Olímpicos, Copa do Mundo e Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), os empresários esperam aumentar a produção em pelo menos 30%, até abril de 2012.
No próximo mês mais quinze Cerâmicas locais deverão receber o selo de qualidade. Ao participarem formalmente do PBQP-H através do Programa Setorial da Qualidade NACIONAL (PSQ-Nacional) e garantirem o respeito às normas técnicas, as Indústrias Cerâmicas elevam a imagem de seus produtos, ampliando sua participação no mercado consumidor para um contínuo reconhecimento de destaque do setor.
Fonte: Site Ururau