A IV FEACRIS é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo do município de Cristalina-GO. A 4ª edição da feira é resultado do esforço de dezenas de pequenos artesãos, produtores, ourives e agentes públicos e privados organizados em Arranjo Produtivo Local de gemas e jóias.
Com a melhor organização dos produtores, os esforços de fomento à atividade mineral permitiram a expansão do segmento de gemas e jóias do município. Para o presidente da Associação dos Artesãos de Cristalina, Willian F. Souto, a feira reflete todo o trabalho realizado na região com treinamentos, capacitações e com o financiamento do Funmineral para máquinas e capital de giro. “Mais de 60 produtores conseguiram financiamento. Mais da metade já está partindo para um segundo empréstimo”, conta.
O superintendente de Geologia e Mineração do Estado do Goiás, Luiz Fernando Magalhães, ressalta que os resultados obtidos no seu estado resultaram de ações específicas destinadas, especialmente, aos produtores minerais. Como exemplo, Luiz Fernando falou das linhas exclusivas de financiamento. “Os produtores aqui têm acesso a até R$10 mil, divididos entre capital de giro e maquinários, os juros são de 8% ao ano com carência variando de 3 a 8 meses. Essas condições ajudam bastante os produtores minerais do estado”, afirma.
Fonte: RedeAPLmineral