A 26ª Feira do Mármore, a Cachoeiro Stone Fair que acontece entre os dias 26 e 29 de agosto, contará com novidades no setor tecnológico. Além do espaço inédito dedicado ao evento, a feira vai apresentar novidades em máquinas, equipamentos, insumos e rochas.
Segundo Cecília Milanez, organizadora da feira desde a primeira edição (1989), a expectativa é reunir 200 expositores e atrair até 25 mil visitantes nos quatro dias. A feira acontece no Pavilhão Carlos Caiado Barbosa. Este ano, o horário de funcionamento do evento é de 13h às 20h, com acesso até as 19h.
A presença de expositores especializados em maquinários para mineração também promete aquecer a programação da feira. De acordo com os organizadores, o evento contará com representantes das principais marcas nacionais e internacionais na área de insumos. A novidade será a participação dos fabricantes chineses.
A feira funcionará também como uma vitrine para serviços e rochas em chapas e blocos. Entre as novidades anunciadas nessas áreas são os filtros-prensa, que prometem mais eficiência no reaproveitamento da água usada no desdobramento e polimento das rochas.
O destaque para o mármore acaba sendo uma vocação natural, quando levado em conta que o Espírito Santo concentra cerca de 70% da produção, de acordo com a Associação dos Fabricantes de Máquinas e Equipamentos para o Setor de Rochas Ornamentais (Maqrochas), entidade com sede no Sul do Estado. Cerca de 50 empresas atuam no segmento atualmente.
Emprego. A feira também influencia outros setores além do de rochas. Segundo a organização do evento, no período que antecede a Cachoeiro Stone Fair e durante os quatro dias de funcionamento dos estandes são gerados dezenas de empregos temporários.
Outra área que sente os reflexos dessa movimentação é a de hotelaria, tanto no município quanto em cidades próximas, como Vargem Alta e Guarapari.
Fonte: Jornal ESHoje