O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) acaba de receber do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) o projeto de implantação do campus avançado do órgão no Piauí. Esse campus terá caráter provisório, antes da construção do definitivo, e funcionará em um prédio do governo na Avenida Miguel Rosa. O Cetem é um dos maiores institutos de pesquisa mineral da América Latina e pode ajudar o Piauí na exploração sustentável da atividade mineral com aporte de recursos e investimentos expressivos em tecnologia.
Como explica o diretor de Recursos Minerais do Idepi, Luiz Gonzaga Paes Landim, o CETEM e o Ministério da Ciência e Tecnologia esperam, a médio prazo, a definição de uma área mínima de 2 hectares para a construção do campus avançado em caráter definitivo. “De posse do projeto arquitetônico, vou entregá-lo oficialmente à diretora-presidente da Emgerpi, Lucile Moura, para ela que possa garantir a obra”, explica Paes Landim.
O projeto em questão envolve primeiramente a adaptação de um prédio público localizado na Miguel Rosa, onde serão instaladas salas de estudo, de pesquisas, laboratórios, sala de reunião e dependências administrativas. “Esperamos que de 90 a 120 dias o governador Wellington Dias possa entregar tais instalações do Cetem ao Piauí. Uma vez construído, o Centro será administrado por integrantes nacionais do órgão, em cooperação com o Idepi, Ufpi e Cefet”, acrescenta o diretor.
Para equipar o prédio provisório, o Ministério da Ciência e Tecnologia já destinou R$ 600 mil para a aquisição de toda a parte de equipamentos para o Cetem-PI. “O objetivo é transformar Teresina no Centro de Tecnologia e Pesquisas Minerais mais importante do Nordeste. O trabalho está focando o desenvolvimento do setor mineral, que esteve durante 20 anos adormecido no Piauí e agora voltou com força”, diz Paes Landim.
Fonte: Assessoria
Edição: Fábio Carvalho
Fonte: 180graus