sex, 30/11/2007 – 11:10
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) estuda a criação do Portal Brasileiro de Arranjos Produtivos Locais. A informação foi dada por Armando Meziat, secretário do Desenvolvimento da Produção do ministério, aos participantes da 3ª Conferência Brasileira de APLs, no dia 27. O evento aconteceu em Brasília (DF).
Segundo Meziat, o portal conterá um sistema de informações em APLs e a atualização do levantamento dos arranjos de todo o país. A expectativa é que seja lançado no próximo ano.
O secretário destacou ainda que o esforço do governo federal concentra-se no sentido de orientar e coordenar as ações para promover o desenvolvimento regional e local, gerando empregos e renda e estimulando as exportações. Para o próximo ano, as ações do governo para os APLs serão de realização de eventos de consolidação da metodologia de organização dos arranjos; análise de crédito e inovação; e em consolidação de agendas de compromisso.
O fortalecimento e a ampliação dos APLs e a integração regional proporcionada pelo programa desenvolvido pelo MDIC em todo o país foram os pontos mais debatidos no evento.
Na ocasião, o secretário-executivo do MDIC, Ivan Ramalho, destacou que o ministério manterá a política de simplificação e desburocratização na abertura de novas empresas. Segundo informações publicadas pelo MDIC, atualmente o país possui cerca de mil APLs.
Participaram do evento representantes do Ministério da Integração Nacional, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Banco do Brasil (BB), do Banco do Nordeste (BNB), e da Caixa Econômica Federal (CEF).
Informações adicionais, por este link.
Fonte: MDIC