Os vencedores do 4th Global Holcim Awards for Sustainable Construction receberam prêmios de US$ 350 mil em dinheiro. Os projetos agraciados foram da Colômbia, Sri Lanka e os EUA. Todos os três prêmios desenvolveram intervenções arquitetônicas que proporcionaram benefícios para as comunidades locais.
O projeto de parque público em Medellín, Colômbia, que criou espaços urbanos em torno de uma série de tanques de água para formar uma paisagem “sócio técnica”, recebeu o prêmio de ouro. Os designers Mario Camargo e Luis Tombé, do Colectivo 720 em Cali, juntamente com Juan Calle e Horacio Valencia do EPM Group (Empresas Públicas de Medellín), criaram um espaço cívico unindo arquitetura, paisagem, infraestrutura e desenho urbano. O espaço público e os elementos pré-existentes foram transformados para criar um auditório ao ar livre e locais para uma série de atividades comunitárias que destacam o valor da água como um recurso importante da vida urbana.
A medalha de prata foi para um projeto rural em Ambepussa, próxima à Colombo e visou reintegrar soldados na sociedade do Sri Lanka pós-guerra. A biblioteca comunitária desenvolvida por Milinda Pathiraja e Ganga Ratnayake, do Robust Workshop de Arquitetura em Colombo é feita de paredes de terra-batida e materiais reciclados. Com o apoio do exército, os jovens foram treinados na construção de técnicas através do processo de construção.
O projeto “Dryline”, liderado pelo consórcio BIG – Bjarke Grupo Ingels (Copenhaga / New York) e One Arquitetura (Amsterdam) recebeu o bronze. O projeto desenvolvido é um sistema de proteção contra cheias e inundações para corrigir a vulnerabilidade de Nova York a inundações costeiras.
Fonte: Brasil Mineral