A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) realizou coletiva à imprensa para falar sobre o trabalho de retomada da área do garimpo ilegal da Serra da Borda, instalado próximo ao município de Pontes e Lacerda (distante 448 km de Cuiabá).
Segundo o novo secretário de segurança pública do Estado, Fábio Galindo Silvestre, após a ocupação pública da área que está sendo realizada em um trabalho de integração de forças, ocorrerá a ocupação privada do garimpo de Serra da Borda, com a concessão a iniciativa privada e autorização de lavra.
Galindo afirmou que a diferença desta segunda operação para a primeira realizada em novembro é que houve uma maior mobilização da esfera federal, com envio de reforço do efetivo por parte de Brasília.
Ele explica que o sucesso da operação, com cerca de 35 prisões e total isolamento do local, se dá por conta de um esforço de integração entre Polícia Militar, Polícia Judiciário Civil, Exército Brasileiro, Polícia Federal e Força Nacional.
Sobre a privatização, o secretário garante que Departamento Nacional de Produção Mineral já se posicionou favorável á concessão do local a uma empresa de mineração privada, pensando não só na exploração das riquezas minerais da região de Serra da Borda como também na proteção contra invasores e a segurança ambiental do garimpo.
Fonte: O Documento