A Vale Moçambique, subsidiária da multinacional brasileira Vale, deverá entregar brevemente um centro desportivo, construído de raiz, à comunidade do Bairro 25 de Setembro em Moatize, província central de Tete.
O empreendimento, orçado em 5,5 milhões de dólares, foi financiado pela Fundação Vale. O centro desportivo inclui um campo de relva sintética, uma pista de atletismo, dois blocos de arquibancadas, vestiários e salas multiuso para a prática de actividades desportivas, educativas e culturais.
Citada em comunicado de imprensa da Vale, Joaquina Saranga, diretora executiva da Fundação Vale, referiu que “a instituição que dirige ficará responsável pela manutenção e gestão do local e conta com parcerias com entidades públicas e privadas, com vista a garantir sustentabilidade do projecto”.
Além da comunidade do Bairro 25 de Setembro, este centro desportivo irá beneficiar os residentes da vila de Moatize e da cidade de Tete.
O mesmo também visa incentivar a prática do desporto e fortalecer a auto-estima dos jovens, bem como criar o hábito do trabalho em equipa, estimulando a disciplina e desenvolvendo valores que contribuam para a formação da cidadania.
Saranga mencionou ainda que “este é um sonho que se tornou realidade entre vários outros projectos realizados pela Fundação Vale, com o objectivo de proporcionar condições e oportunidades às famílias que necessitam e contribuir para o futuro digno das crianças e jovens da comunidade 25 de Setembro, de Moatize e de Tete”.
Instituída em Junho de 2010, pela empresa Vale Mocambique, a Fundação Vale tem como missão promover o bem-estar da sociedade e o desenvolvimento socioeconómico sustentável de Moçambique, através da cooperação com entidades públicas, privadas e comunidades.
Fonte: Africa 21