Seminário na Câmara dos Deputados discute extensão tecnológica

Notícias Gerais

“O número de analfabetos funcionais na faixa etária de 15 a 64 anos é de 55 milhões de brasileiros”, disse o deputado Ariosto Holanda (PSB-CE).

De acordo com ele, os indicadores referentes ao analfabetismo funcional da população e analfabetismo tecnológico das micro e pequenas empresas reclamam por ações de governo que venham corrigir esse quadro que leva aos desequilíbrios sociais.

Ainda segundo o deputado, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta para uma alta mortalidade das micro e pequenas empresas (MPEs) pela falta de inovação. “Por ano nascem 720 mil MPEs e morrem 650 mil”, ressaltou, ao lembrar que as MPEs representam 99% do total das empresas do país, mas estão distantes de quem tem o conhecimento.

Para Holanda, é preciso criar estruturas ágeis de transferência de conhecimentos para a população. Ele acredita que a extensão seria o mecanismo mais ágil e flexível para levar o saber a todos aqueles que não têm mais tempo de ir para uma escola formal, mas que precisam adquirir novos conhecimentos.

O seminário é uma realização da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, em conjunto com o Conselho de Altos Estudos da Câmara, a Comissão Especial do Plano Nacional de Educação e o MCT.

Serão convidados o presidente do Conselho de Altos Estudos, deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE); o presidente da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação, deputado Gastão Vieira (PMDB-MA); o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante; além dos presidentes da Embrapa, Pedro Arraes; da Finep, Glauco Arbix; do Conif, Cláudio Ricardo Gomes de Lima; do Sebrae, Luiz Barreto; da Andifes, Edward Brasil; do Ibict, Emir Suaiden; e do CNPq, Glaucius Oliva.

 
(Com informações do jornalista Flamínio Araripe)

Mais informações aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *