Sedetec dá início ao trabalho de intervenção nas olarias de Itabaianinha

Notícias Gerais

Na manhã de ontem, 09/02, equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Ciência e da Tecnologia e do Turismo – Sedetec participou de audiência na Promotoria de Justiça Especializada do Meio Ambiente e Urbanismo do Ministério Público, juntamente com representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semarh e da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe – Codise para discutir a problemática das olarias existentes no território Sul Sergipano relacionada à questão do meio ambiente e da organização da atividade.

O setor oleiro de Itabaianinha ocupa atualmente cerca de 300 pessoas em seu processo produtivo, produz aproximadamente 1.300.000 tijolinhos, 500.00 telhas e 170.000 tijolões e vende toda produção em um curto espaço de tempo. É importante ressaltar que essa atividade é a principal fonte de renda das famílias envolvidas.

Na oportunidade a Gestora do APL de Cerâmica Vermelha, Aline de Aragão, apresentou o diagnóstico fruto de um levantamento realizado em 76 olarias do município de Itabaianinha com a colaboração da pesquisadora do CNPq, Mônica Oliveira. Também foi apresentado o plano de trabalho que converge ações da UFS, Semarh, Sebrae, Codise e Sedetec. “O diagnóstico e o plano de trabalho marcam o início da intervenção da secretaria neste setor produtivo que em conjunto com instituições parceiras desenvolverá ações em prol da organização do setor já no início do mês de Março”, destacou a gestora do arranjo.

As olarias cadastradas estão localizadas no território Sul Sergipano, mais especificamente em Itabaianinha, aonde a Sedetec vem atuando desde 2007 na promoção do desenvolvimento das indústrias cerâmicas através do projeto de apoio aos Arranjos Produtivos Locais, coordenados por esta secretaria.

Publicado em 09/02/2011

Fonte: Nucleo estadual de APLS de Sergipe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *