Tarso Genro confirma participação pública em empresas privadas

Notícias Gerais

Na entrevista à imprensa que se seguiu à apresentação do Sistema de Desenvolvimento Econômico do Estado, na manhã desta terça-feira, no Palácio Piratini, o governador Tarso Genro confirmou uma das principais inovações de sua administração: a participação pública em empresas privadas.

Segundo o governador, a iniciativa seguirá os moldes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social Participações (BNDESPar). O modelo será detalhado dentro de 60 dias, no máximo, como parte do Plano de Incentivo ao Desenvolvimento do Rio Grande do Sul. A informação havia sido antecipada pela coluna Informe Econômico, de Zero Hora.

Em discurso no salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, na presença de líderes empresariais do Estado e dirigentes regionais de centrais sindicais, Tarso afirmou que a apresentação do sistema encerra a primeira etapa de implantação do novo governo. Destacou que vai estabelecer “uma nova relação” entre Estado e sociedade” e avaliou que, depois de 40 dias de governo, “estamos com bom desempenho em termos de efetividade”.

O secretário de Desenvolvimento, Mauro Knijnik, apresentou o que chamou de “bases norteadoras” do sistema, complementadas por seu secretário-adjunto, Junico Antunes. Um dos destaques da apresentação foi a ênfase no cooperativismo, seja por meio das estruturas atuais que alicerçam o agronegócio no Estado seja com os Arranjos Produtivos Locais (APLs), que Tarso fez questão de creditar ao ex-governador Olívio Dutra, também presente.

Antes do ato, Tarso teve de asssinar o termo de recondução ao cargo, porque havia recém chegado de Montevidéu, no Uruguai. O governador afirmou que pretende estreitar as relações entre o país e o Estado, sem “postura de grande potência latino-americana”, reconhecendo projetos modelo adotados pelos uruguaios, como o educacional que prevê um computador por aluno na escola.

Fonte: ZERO HORA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *