Realizado em 25 e 26 de setembro de 2008, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – FIEPE, em Recife, o primeiro dia do V Seminário foi marcado pela exposição de ações de diversos parceiros, em nível federal, como os representantes dos Ministérios de: MCT, MME, MMA, MDIC, MI, MTE, entre outros.
Questões como a divulgação das principais políticas publicas, programas e ações das instituições federais em relação aos APLs de base mineral paralelamente aos estudos de casos versando sobre diferentes temáticas relacionadas a APLs foram amplamente abordadas. Palestras versando sobre experiências realizadas com redes, a exemplo da Rede Paranaense de Apoio aos APLs e a Rede Brasileira de Informacao de APLs de Base Mineral – RedeAPLmineral complementaram as apresentações do turno matutino.
Para o empresário e coordenador do APL Cerâmica Vermelha do Norte Goiano, Belmonte Amado Cavalcante o V Seminário é fundamental para a boa divulgação e a discussão saudável sobre os sucessos, e principalmente os gargalos que APLs de base mineral do País enfrentam. “Temos enorme satisfação em participar desse evento e contribuir um pouco para a disseminação da informação, já que o apoio técnico que recebemos em nosso APL no norte Goiano foi fundamental para o nosso desenvolvimento“, revela Belmonte.
O representante da Mineropar/SEPL/PR e coordenador do Grupo de Trabalho Gestão e Governança da RedeAPLmineral, Noé Vieira dos Santos, discutiu a necessidade de se criar núcleos estaduais dos APLs no formato da Grupo de Trabalho Permanente – GTPAPL do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Para Noé, esta estrutura permitirá maior sinergia de trabalho. “Precisamos reforçar as estruturas dos APLs estaduais para que possam nos apoiar de forma contundente com os nossos pleitos”, afirma.
Fonte: RedeAPLmineral