Ride do DF e Entorno leva Arranjos Produtivos Locais ao Brasília Fashion Festival

Arranjos Produtivos Locais (APLs) apoiados pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), da Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SCO), estão participando da terceira edição do Brasília Fashion Festival, aberto na tarde desta terça-feira (04/09), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília. A proposta do evento, que vai até quinta-feira (06/09), é promover inclusão social a partir dos valores e formas da cultura popular. A inspiração maior vem do Hip Hop, movimento cultural que surgiu nos subúrbios de Nova York e que tem muitos adeptos no Distrito Federal.

A identificação do tema com os APLs de móveis de Valparaíso, de artesanato mineral de Cristalina e de confecções de Catalão, todos em Goiás, é que deu a motivação para que fosse mostrado no evento o resultado das atividades desenvolvidas nestas comunidades, segundo declara o coordenador-geral da Ride/SCO, Carlos Henrique Menezes Sobral. Ele diz que o Brasília Fashion Festival será uma excelente oportunidade para o fortalecimento dos APLs, que enfrentam dificuldades justamente na divulgação e comercialização de seus produtos, e que terão no evento uma porta para o mercado.

O Arranjo Produtivo moveleiro de Valparaíso está presente na mostra com 25 peças da coleção Paraíso do Cerrado, com móveis para escritório e residenciais, nas linhas Buriti, Araçá, Baru, Murici, Pitanga e Pequi, além da linha Goiás, em homenagem ao Estado. Cristalina mandou a coleção de jóias Bamburrah, com colares, anéis, brincos, pulseiras e muitos outros itens elaborados pelos artesãos locais, inspirados em motivos da história e cultura do município, que tem uma das maiores reservas brasileiras de cristal de rocha. O APL de Catalão participa do evento com peças de coleções de roupas íntimas femininas. No estande da Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste também podem ser vistas peças elaboradas por artesãos de Alexânia (GO), que integram o evento como convidados especiais da Ride. Os coordenadores informam que todos os itens expostos estão à venda e que os interessados também podem fazer encomendas para entregas futuras.

Entre os visitantes do estande da SCO no primeiro dia do Brasília Fashion Festival esteve o secretário de Desenvolvimento Econômico e vice-governador do Distrito Federal, Paulo Otávio. Ele foi recebido pelo coordenador da Ride e pelo diretor do Departamento de Desenvolvimento Regional da SCO, Christian Schneider.

O Programa de Arranjos Produtivos Locais da Ride/SCO está estruturado em oito municípios goianos e um de Minas Gerais, com investimentos aproximados de R$ 5,5 milhões de reais por parte do Ministério da Integração Nacional. São parceiros do programa a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Senai.

Fonte: Ministério da Integração Nacional