Inauguração do CT Mineral em Currais Novos - RN

Em 02 de setembro foi inaugurado em Currais Novos-RN o Centro de Tecnologia Mineral José Yvan Pereira Leite – nome dado em homenagem ao professor do Instituo Federal do Rio Grande do Norte IFRN, falecido em junho. O professor José Yvan atuou por cerca de 30 anos no Instituto, contribuiu na coordenação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação por 8 anos, na criação da revista científica Holos, e foi o responsável por iniciar o projeto do CT Mineral.

Na solenidade de inauguração do Centro, foi destacado o momento de celebração à pesquisa e às oportunidades de desenvolvimento local proporcionados pelo CT Mineral, na medida em que está sendo construída uma nova história na cidade, na região e no Brasil, revelando um momento de união do poder público, academia, empresários e sociedade em geral, em prol da pesquisa e do desenvolvimento da economia local e regional.

O CT Mineral de Currais Novos-RN atuará na criação de novas técnicas de prospecção, produção e caracterização, visando a obtenção de minerais estratégicos, a exemplo de tântalo, nióbio e terras raras. É uma iniciativa conjunta entre o IFRN, a UFERSA, a UFRN e a UERN, através da qualificação de espaços e da aquisição de equipamentos e contará com a colaboração da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern).

O Centro caracteriza-se por ser uma unidade de pesquisa cuja finalidade é fomentar a criação de processos e produtos inovadores que sejam geradores de valor à cadeia produtiva mineral. Possui uma carteira de serviços analíticos, metalúrgicos, físicos e geoquímicos, bem como um programa de cursos e capacitação de mão de obra a ser oferecido às empresas de mineração e áreas afins, a exemplo de petróleo e gás, cimento, cerâmica, entre outras.

Destaca-se como principal objetivo o de proporcionar ganhos de produtividade à indústria mineral, por meio de pesquisa e inovação, contribuindo com o desenvolvimento sustentável do setor.

Oferecerá serviços de administração de amostras, análises, preparação de amostras, testes físicos e serviços metalúrgicos e conta com infraestrutura de laboratórios de tecnologia mineral, tratamento mineral e de caracterização de minerais e materiais.

Dessa forma, os projetos de inovação tecnológica oferecidos no CT Mineral buscam soluções geradoras de valor a indústria mineral, dedicados a solucionar as dificuldades do setor em âmbito regional e nacional.