Importância da Mineração é tema de atividade na Jornada Satc

A mineração é uma atividade secular. Mesmo assim, pouco se conhece de todo trabalho feito pelos profissionais dessa área e os resultado desse trabalho no dia a dia. Na Jornada Satc os alunos vão poder aprender sobre como seria um mundo sem a mineração em mais uma trilha. A Jornada será realizada no próximo dia 16 de agosto, a partir das 8h, e é voltada para alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares da região.

“Vamos mostrar a importância da mineração porque sem ela viveríamos na idade da pedra”, explica o coordenador do curso de Engenharia de Minas da Faculdade Satc André Luiz Amorim Smaniotto.

Segundo ele o encontro vai se basear em um bate-papo com explicação do assunto e abertura para perguntas. “Contar o porquê de existir o curso aqui e a importância do profissional dessa área. Exibir um vídeo que mostra bem como ficariam as coisas se não existisse a mineração”, completa André.

O impacto, positivo e negativo, que as minas podem trazer para a comunidade também será explorado na trilha. “Entender que quando alguém vai abrir uma mina existe um acordo com a comunidade e que não há possibilidade de escolher onde a mina será implantada, depende da oferta de recursos”, pondera Smaniotto.

A programação completa da Jornada Satc está disponível online. Serão realizados talks, workshops, oficinas e visitas orientadas, com o objetivo de unir diversas áreas do conhecimento e estimular os estudantes a pensarem na vida profissional. Uma programação especial foi preparada para receber também os professores que acompanham as turmas.

Colaboração: Kamili Guimarães, acadêmica de Jornalismo Satc.