Expositores da EMINA apresentarão novidades em equipamentos para o setor de mineração

A 1ª EMINA, Feira Internacional de Mineração de Parauapebas (PA), apresentará uma série de novidades em equipamentos voltados à mineração. O evento, que será realizado no Clube de Aeromodelismo da cidade, entre os dias 23 e 26 de novembro, irá reunir grandes fornecedores e as principais mineradoras do país, na maior província mineral do mundo.

Entre os expositores estará a PUR Equipamentos Industriais, que apresentará alguns lançamentos durante a EMINA. O primeiro deles é o Sistema de Adaptação Troca Fácil, para ser montado nos raspadores já instalados no cliente e em correias que ainda não possuem raspadores para otimizar o processo, diminuindo custos e garantindo a qualidade dos próprios raspadores. A segunda novidade é o Revestimento Cerâmico de Tambor, que entre outras vantagens possui maior vida útil, eficiência e facilidade de reparação.

A PUR apresentará ainda o Conjunto Misto de Impacto, um sistema que utiliza em sua montagem cavaletes com pistas de impactos e cavaletes de roletes de forma alternada, com o objetivo de conferir maior estabilidade ao material transportado e promovendo a absorção do choque, sem produzir aquecimento na correia. Tanto no cavalete de roletes de impacto quanto no cavalete de pistas modulares de impacto, a instalação e a manutenção são facilitadas, pois seus suportes de sustentação são telescopados de forma bipartida sobre uma base de perfil metálico.

“Estamos otimistas com a EMINA. É um ótimo momento para apresentarmos nossos equipamentos e inovações diretamente aos clientes e empresas do ramo na maior província mineral do mundo, além de uma excelente oportunidade para prospecção de novos negócios”, avalia Marcus Vinícius de Pinho Silveira, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da PUR Equipamentos Industriais.

Também com três novidades, a ESCO Brasil – que oferece soluções completas para os mercados de mineração, sucroenergético, cimento, construção, siderúrgico, industrial e papel e celulose - apresentará o sistema Anti-Marreta Whisler Plus, que oferece maior resistência mecânica do corpo do adaptador devido a eliminação de tensões resultantes ao sistema de travamento; menor desgaste do lábio devido a total estabilização do adaptador; e a possibilidade da prática de rodízio do adaptador entre posições, o que garante a maior vida útil do conjunto.

Outro destaque será o sistema de Dentes Ultralok, que possui travamento integrado composto por ponta com trava fixa e adaptador, proporcionando maior facilidade de operação, durabilidade e desempenho de escavação. Durante a feira, a ESCO Brasil vai mostrar também a Báscula Ultralight (24Ton), desenvolvida para oferecer maior capacidade de carreamento.

“Parauapebas hoje, faz parte com muita consistência do planejamento estratégico da ESCO, com expressiva geração de renda local e contribuindo significativamente para sustentabilidade da região. Na EMINA, teremos a oportunidade de apresentar os avanços tecnológicos no nosso segmento, além de novidades autênticas a favor da redução de custos, reforçando nossa liderança no mercado em elementos de desgaste para Mineração.” Eduardo Panta, Gerente Geral Vendas ESCO Brasil.

Já a Sampla do Brasil - que produz e comercializa correias, esteiras, prensas e mangueiras para indústrias - vai levar para a EMINA a Caixa de Controle IP 66 com registrador, que opera a prensa vulcanizadora de forma completamente interativa. Entre os seus diferenciais estão o Controle PID individual por platô; o sistema de Wi-Fi que permite a visualização dos dados em tempo real; Coleta de dados para verificação dos gráficos e analises da vulcanização; Painel com grau de proteção IP 66; entre outras novidades.

Outro lançamento será o sistema de tubos Oroflex Well, que oferece uma ampla gama de acessórios projetados para extrair água subterrânea. “Como Parauapebas é um município que fica rodeado por várias mineradoras, esperamos que a feira receba muitos visitantes que tenham interesse em conhecer ou que até já utilizam os nossos produtos”, avalia Marcia Ventura Yasuda, engenheira do Departamento Técnico da Sampla do Brasil.

A Nortel, que há 50 anos atua no mercado de distribuição de suprimentos MRO (Manutenção, Reparos e Operações), vai expor exclusivamente produtos de alta performance relacionados a eficiência energética em iluminação LED e automação industrial, como também ferramentas, organização e movimento e adesivos químicos, todos com alta aplicabilidade no mercado de mineração e construção.

“A expectativa em relação a feira é a maior divulgação junto as empresas de mineração e empreiteiras. Nosso desejo é apresentar a Nortel como solução logística de suprimentos e fornecedor da linha completa de produtos e soluções MRO”, afirma Marcel Ricardo Milhan, gerente de Grande Contas da Nortel. A empresa distribui produtos de diversas categorias de materiais elétricos, automação, ferramentas, abrasivos, rolamentos, adesivos, fixadores, EPI’S e EPC’S.

Por fim, a Del Rey Minerals vai apresentar uma série de produtos da linha de resinas Devcon, da qual é distribuidor exclusivo para mineração; e revestimentos em Poliuretano para Hidrociclones e bombas de polpa, que aumentam significativamente a vida útil destas peças de reposição, se comparadas as originais de borracha.

Também estará no estande da empresa a Válvula Guilhotina Tipo KGA, que foram desenvolvidas para garantir a perfeita vedação, sem nenhum vazamento, mesmo estando aberta, fechada ou durante o ciclo de operação (abertura e fechamento). O produto pode ser encontrado em borracha ou em Poliuretano de Alta Performance, garantindo vida útil superior e reduzindo o tempo de parada para troca dos reparos.

“A Del Rey Minerals tem grande expectativa para a feira EMINA, em Parauapebas, e visa se consolidar, ainda mais, como um importante fornecedor de MRO para a mineração na região. Em nosso estande estaremos apresentando soluções rápidas e inovadoras, características da nossa empresa”, garante Gustavo Madeira, diretor Comercial da companhia.

Além da exposição, a EMINA contará ainda com rodada de negócios, cursos, trabalhos técnicos e palestras com importantes nomes do setor, como Adnan Demachki, secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Estado do Pará; José Luiz Amarante, diretor do Departamento de Transformação e Tecnologia Mineral, da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia (DTTM/SGM-MME); e José Augusto Vieira Costa, analista de Infra Estrutura do Ministério de Minas Energia; além de representantes do Grupo Vale e da Universidade Federal do Pará.

“Todas essas atrações confirmam que a EMINA será um grande sucesso, não apenas por ser a primeira feira internacional de mineração que acontecerá na maior província mineral do mundo, mas porque será um importante instrumento para impulsionar o desenvolvimento de toda região”, afirma Dafne Fonseca, diretora da Formulae, idealizadora e organizadora da feira.

Quem tiver interesse em participar da Emina basta entrar em contato com a Formulae, através do telefone (11) 3853-2118 ou do e-mail emina@formuale.co. Outras informações podem ser encontradas no endereço www.emina.show.

Evento

EMINA – 1a. Feira Internacional de Parauapebas.
Data: de 23 a 26 de novembro de 2016
Local: Clube de Aeromodelismo de Parauapebas
Endereço: Rodovia PA 160, na altura do Km 13, próxima a empresa Della Volpe e antes da linha ferroviária, na zona rural da cidade.
Outras informações: www.emina.show

Fonte: Pautas Incorporativa