CETEM lança diretório eletrônico e portal INFOMIMET

Fruto de um projeto concebido e executado pela pesquisadora-colaboradora do CETEM Profa. Dra.  Carmen Lucia Branquinho, com apoio da ABQ  e da FAPERJ, este diretório apresenta informações importantes para o setor minero-metalúrgico no contexto do desenvolvimento sustentável.

O INFOMIMET poderá ser acessado, gratuitamente, através do link em sua logomarca, disponível na página principal do website do CETEM  (http://www.cetem.gov.br)   ou diretamente  em  http://w3.cetem.gov.br/infomimet   

Conteúdo  do  INFOMIMET :

-      797 bases de dados  :  informações sobre  231 bases de cunho proprietário com links para as bibliotecas brasileiras que as acessam  e  links diretos para  566 bases de domínio público.
 -      links  para 86 sistemas produtores e/ou distribuidores de bases de dados, permitindo aos  usuários conhecer outras bases desses sistemas, além daquelas selecionadas para o atual portal.
 -      links diretos para 320 ferramentas computacionais e para sites das principais empresas distribuidoras de software para o setor mínero-metalúrgico; na realidade, esses 320 links selecionados correspondem a mais de 1.000 links, uma vez que alguns deles conduzem a diretórios.
 -   links diretos para 9.310 websites, sendo 1.680 brasileiros e 7.630 estrangeiros. 
 
 O  INFOMIMET engloba informações de mais de 110 países, conduzindo a websites de: associações de classe;  bibliotecas e seus acervos bibliográficos; centros de pesquisa (científicos e tecnológicos); empresas (mineradoras, de consultoria, pedras decorativas, rochas ornamentais, reciclagem e recuperação de metais); escolas técnicas; escritórios de advocacia (direito minerário e ambiental); estatísticas de mercado e outros indicadores; fabricantes de equipamentos e máquinas industriais; indústrias metalúrgicas e siderúrgicas; laboratórios de análises, testes e ensaios (públicos e privados); entidades dedicadas à metrologia e normalização; museus; órgãos governamentais (agências financiadoras de P&D, ministérios/secretarias/departamentos de Estado,  instituições que lidam com propriedade industrial e intelectual e outras); órgãos não governamentais ; outros portais informativos e de cunho comercial; publicações em linha (periódicos de revisão, periódicos técnico-científicos, newsletters e outras); universidades e seus grupos de pesquisa (em geociências, engenharia de minas, engenharia metalúrgica e de materiais, meio ambiente).