Vale oferece bolsas de Pós-Doutorado no Canadá

Foram abertas em 30/3 as inscrições para recém-doutores brasileiros concorrerem a 10 bolsas de pós-doutorado no Canadá. Uma parceria da Vale, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Agencia Canadense Mitacs, o estágio pós-doutoral visa estabelecer e reforçar redes de pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil e no Canadá, por meio da concessão de bolsas a pesquisadores brasileiros que atuam em Engenharia de Minas e áreas correlatas. A data limite para submissão das propostas é 24/5/2016 e a divulgação dos resultados será pela página do CNPq na internet a partir de 15/9/2016.

Os candidatos deverão ter até 5 anos de titulação na época prevista para início da bolsa, que consistirá de passagem aérea, seguro-saúde e mensalidades de Cd$ $2.660,00. Os recursos são oriundos da contribuição da Vale ao Programa Ciências sem Fronteiras. A Mitacs contribuirá com uma Taxa de Bancada no valor de Cd$ 10.000,00, que deverá ser usado para despesas inerentes ao projeto de pesquisa do bolsista. A chamada e as informações sobre as inscrições, podem ser encontradas no site do CNPq.
 
Áreas de concessão das bolsas

Engenharias, Engenharia de Minas, Processamento Mineral e Engenharia Metalúrgica, Engenharia Ambiental, Ciência Ambiental, Geomecânica, Tecnologia de Carvão, Geociências Marinhas, Geologia, Hidrogeologia, Geofísica, Sistema de Informação Geográfica (GIS) e Sensoriamento Remoto, Biodiversidade e Conservação, Ciências Climáticas, Energias Renováveis, Redes Inteligentes (Smart Grids), Desenvolvimento Sustentável.

Fonte: Minérios & Minerales