Pesquisadores do CETEM destacam interface entre a indústria do petróleo e a tecnologia mineral em artigo na revista Mineração & Sustentabilidade

A edição nº 27 - ano 5 - mar/abril 2016 da Revista Mineração e Sustentabilidade traz, na coluna Inovação e Tecnologia Mineral, um artigo dos pesquisadores do CETEM, Andrea Rizzo e Arnaldo Alcover Neto, que trata da importância da interface da indústria do petróleo com a tecnologia mineral.

Os autores destacam que essa interface de setores propiciou que mais de 20 projetos de PD&I desenvolvidos entre o CETEM e a Petrobras fossem executados nos últimos 12 anos. Este aporte de recursos proporcionou, além do desenvolvimento de novas tecnologias para os setores petrolífero e mineral, a certificação, por parte da ANP, da unidade de pesquisa de Análises Minerais e da unidade pesquisa de Processos Minerometalúrgicos e Biotecnológicos do CETEM. Ao longo do texto, os pesquisadores demonstram como essas unidades de pesquisa representam uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de novas tecnologias inovadoras.

A seção Curtas destaca os seguintes temas: o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo CETEM na área de caracterização química de rochas carbonáticas; o LABIOTEC (Laboratório de Bioprocessos Tecnológicos) que se dedica às atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) na área de tratamento biológico (biorremediação) de áreas contaminadas por hidrocarbonetos e/ou por metais, incluindo as matrizes solo, sedimento e água; e, por fim, o trabalho desenvolvido pelo CETEM na área de métodos de especiação de mercúrio em projetos de PD&I na parceria firmada com o Cenpes/Petrobras. Clique aqui para acessar o conteúdo na íntegra.

Fonte: CETEM