Sistema aumenta vida útil de circuitos hidráulicos de equipamentos usados em Mineração

A Ultra Clean Brasil lançou a tecnologia UC System, um sistema de limpeza e descontaminação que aumenta a vida útil de circuitos hidráulicos de máquinas e equipamentos usados na mineração. A tecnologia, desenvolvida nos Estados Unidos, é ecologicamente correta e também reduz o tempo gasto com a limpeza, com água e sanitizantes, além da melhoria das condições de trabalho dos operadores.

“O grau de limpeza proporcionado pelo sistema supera as exigências das normas ISO 15/13/10 e NAS 4”, afirmou Osíris Rocha, diretor executivo da Ultra Clean Brasil. De acordo com ele, devido ao alto padrão de qualidade, a tecnologia já é utilizada por grandes corporações no mundo todo.

Segundo a empresa, hoje 80% das falhas de circuitos hidráulicos de máquinas e equipamentos estão associadas à contaminação interna. Manter os tubos e mangueiras limpos significa aumentar a vida útil de caminhões fora de estrada, tratores, britadores móveis, entre outras máquinas.

O sistema da Ultra Clean utiliza um lançador pneumático que dispara em alta velocidade projéteis de espuma de poliuretano no interior das tubulações. A pressão exercida pelo projétil, mesmo em curvas, cotovelos e juntas em T ou Y, remove impurezas e resíduos indesejáveis aos circuitos hidráulicos.

Segundo o executivo, outros métodos comuns no mercado para limpar tubulações, como o uso de água, solventes ou produtos químicos (flushing), não deixam as tubulações realmente limpas e livres de contaminantes, reduzindo assim a vida útil dos equipamentos.

A limpeza proporcionada pelo UC System ajuda a evitar uma série de contratempos, como as paradas não programadas de máquinas para conserto e o desperdício de tempo e dinheiro devido a estas interrupções. De acordo com a Ultra Clean Brasil, com tubos e mangueiras limpos com a tecnologia, a performance dos componentes mecânicos também é otimizada, já que válvulas, comandos, bombas, filtros e selos mecânicos precisarão de menos esforço para funcionar perfeitamente.

Segundo a Ultra Clean Brasil, o sistema é ideal para todos os elos da cadeia produtiva de máquinas, veículos e equipamentos, desde fabricantes a concessionários, revendedores e usuários finais. Empresas como Odebrecht, Caterpillar, Bosch Rexroth, Gates, Alfagomma, Schwing, Parker, Comil, Marcopolo, Neobus, Wilson Sons, Vard, Oceana, Tess, entre muitas outras, já implantaram a tecnologia.

Fonte: Notícias de Mineração Brasil