Processos seletivos de estágios e trainnes crescem no segundo semestre

O segundo semestre é um período no qual as ofertas de vagas para processos seletivos de estágios e trainees está em alta. Empresas como a Votorantim e Gerdau estão entre as empresas que procuram estudantes e recém-formados para completarem seu quadro profissional. De acordo com a Companhia de Estágios, especializada nesse tipo de programa, a oferta de vagas no período cresceu 7% ao ano nos últimos três anos.

Segundo Tiago Mavichian, diretor da Companhia de Estágios, este período do ano também é importante para as empresas, que devem se programar com antecedência. “Nessa época as empresas precisam se antecipar quanto à demanda por novos estagiários em vista do fim dos contratos vigentes e até mesmo da efetivação dos atuais participantes. Da mesma forma, mais estudantes concluem seus cursos na segunda metade do ano e partem para o mercado formal. Como resultado, mais processos seletivos são iniciados e mais vagas são abertas para preencher essa lacuna”, diz.

A Andrade Gutierrez começou os preparativos para atrair o público jovem ao processo seletivo da empresa nesta quarta-feira (13). O vice-presidente do grupo, Cláudio Santos, conversou com os interessados em participar do processo seletivo por meio do “Facebook Live”, uma nova ferramenta da rede social, que possibilita ao usuário fazer transmissões ao vivo e interagir com quem o vê.

“O objetivo é ir para onde o jovem, nosso público-alvo, está. Além de dar uma demonstração de modernidade, tentamos responder de forma dinâmica às perguntas dos candidatos”, disse Santos.

A Votorantim abre na próxima segunda-feira (18) seu processo seletivo para o programa de trainee. Com inscrições abertas em um hotsite (veja lista abaixo), a empresa reservou o dia 22 de agosto como data final para os cadastros.

“Aqui os jovens têm a oportunidade de conhecer os seus futuros gestores e os diretores da empresa ainda durante o processo de seleção, podendo questioná-los a respeito das oportunidades que terão e tomar uma decisão bem mais embasada”, declarou Nilma Ribeiro, head de desenvolvimento humano e organizacional da Votorantim.

As vagas, no caso da Votorantim, estão abertas para os cursos de Administração, Relações Internacionais, Comércio Exterior, Economia, Engenharias, Ciências Contábeis, Estatística, Matemática, Física, Direito, Comunicação Social, Marketing, Psicologia e Ciências da Computação. “Queremos jovens profissionais que demonstrem visão crítica, agilidade de aprendizado, capacidade de propor ideias inovadoras e resiliência para enfrentar os desafios”, afirma Nilma.

Ao mesmo tempo que o período é interessante na oferta de vagas, a Companhia de Estágios diz que é importante que os candidatos melhorem seus currículos, pois esta também é uma época de concorrência maior. “É importante observar que este período também compreende as férias escolares, portanto, o candidato que aproveitar essa época para reforçar o currículo, fazendo por exemplo um curso de férias da sua área ou reforçando o inglês e a informática. Assim estará mais preparado para o processo seletivo e terá mais chances de se destacar em meio à concorrência”, afirma Mavichian.

A Villares Metals, produtora de aço, também tem seu processo de seleção aberto, e assim como várias empresas, estabelece pré-requisitos como nível de inglês e conhecimentos de informática. “Aprender um idioma, fazer cursos de extensão e se envolver em atividades que valorizem o currículo é extremamente importante para este candidato que, por sua pouca experiência, não é tão competitivo no mercado formal”, fala Maviachin. Na Villares, o estagiário pode seguir na empresa por até dois anos de contrato.

Na siderúrgica e mineradora Gerdau, as vagas estão abertas para o Estado de São Paulo, na capital e em São Caetano. A companhia, que possui mais de 45 mil colaboradores, em 14 países na América do Sul, Europa e Ásia, disponibiliza ao estudante interessado a possibilidade de estagiar em dois turnos: manhã ou tarde, com seis horas diárias de trabalho.

“É importante que o candidato não enxergue apenas a dificuldade do mercado, é preciso entender que a crise é momentânea, enquanto a carreira é uma conquista a longo prazo. Logo, motivar-se e seguir se dedicando aos estudos é a melhor forma de conquistar uma dessas oportunidades e dar o primeiro passo para a realização profissional”, diz o diretor da Companhia dos Estágios.

As inscrições para os processos seletivos da Votorantim, Andrade Gutierrez, Gerdau e Villares Metals podem ser realizados nos respectivos links:

www.produzindofuturos.com/

www.agjovem.com.br/trainee

www.estagiotrainee.com/

www.vagas.com.br/

Fonte: Notícias de Mineração Brasil