CETEM é acreditado como produtor de material de referência de minérios e minerais

 O CETEM/MCTIC foi acreditado como produtor de material de referência de minérios e minerais pela American Association for Laboratory Accreditation (A2LA), em 23 de agosto. A obtenção da acreditação, em conformidade com a ISO Guide 34, pela A2LA, proporciona maior visibilidade e reconhecimento internacional da competência técnica do CETEM para a produção de materiais de referência certificados. Como consequência, garante ao CETEM elementos para que seja atingida a sua visão de futuro, concernente ao escopo específico de desenvolvimento de materiais de referência certificados: "Ser o centro da excelência em PD&I de tecnologia mineral, reconhecido por sua contribuição estratégica para o País".

A busca pela acreditação integra uma série de ações estratégicas que vêm sendo adotadas pelo CETEM visando demonstrar competência, por meio do cumprimento formal de um conjunto de requisitos reconhecidos internacionalmente, para proporcionar aos usuários de seus materiais de referência certificados, como laboratórios de análises minerais e empresas de mineração, a confiança de que possuem qualidade adequada ao uso pretendido e são produzidos em conformidade com a ISO Guide 34. O processo de acreditação incluiu a avaliação das informações documentadas quanto à sua conformidade aos requisitos técnicos e de sistema de gestão, bem como o acompanhamento das atividades para a obtenção de evidências objetivas da competência na produção de material de referência certificados.

A A2LA é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, com sede nos Estados Unidos, que oferece uma gama completa de serviços de acreditação de laboratórios, provedores de ensaios de proficiência, produtores de materiais de referência e organismos de certificação de produtos, de acordo com as normas internacionais. A organização mantém acordos de cooperação com os sistemas de acreditação, em outros países e nos Estados Unidos, os quais facilitam a aceitação dos dados e resultados entre as organizações acreditadas pela A2LA e outros países/economias. A A2LA é signatária de acordo de reconhecimento mútuo relativo à acreditação de produtores de materiais de referência disponibilizado pela Asia-Pacific Laboratory Accreditation Cooperation – APLAC, uma cooperação de organismos de acreditação de laboratórios e produtores de materiais de referência na região Ásia-Pacífico.

Portanto, a acreditação do CETEM pela A2LA irá fortalecer a interação e parcerias com instituições e laboratórios internacionais para o desenvolvimento de materiais de referência de minérios e minerais, como, por exemplo, a cooperação técnica vigente com o National Institute of Standards and Technology – NIST (EUA) e laboratórios de análises minerais, como ALS Minerals, Bureau Veritas Minerals, Activation Laboratories, SGS Laboratories, entre outros, localizados nos Estados Unidos, Canadá, Ásia e Austrália, para o desenvolvimento de materiais de referência de resíduos de mineração.

Fonte: CETEM