Angola tem o maior complexo de rochas ornamentais do mundo

O complexo de rochas ornamentais do Cunene, com uma área de 45 mil quilómetros quadrados, é o maior do mundo, disse na cidade de Lubango o secretário de Estado da Geologia e Minas de Angola, citado pelo Jornal de Angola.

Ao iniciar naquela cidade uma excursão pelo sul do país, a decorrer até domingo, Miguel Júnior disse ainda que o Plano Nacional de Geologia (Planageo) regista avanços consideráveis no subprograma de levantamentos aero-geofísicos e na construção dos laboratórios central e regionais do Instituto Geológico de Angola, baseadas em Luanda, Saurimo e Lubango.

Participam na excursão 40 especialistas de várias nacionalidades, nomeadamente angolanos, sul-africanos, brasileiros, portugueses, americanos, australianos e espanhóis, que já visitaram as zonas de exploração de rochas ornamentais no município da Chibia que fazem parte do complexo do Cunene.

O secretário de Estado considerou oportuna para o país a realização de excursões geológicas nas províncias da Huíla e do Namibe, com ênfase para o complexo do Cunene, da Tchivira e Bonga, minas de ferro de Cassinga e fenda da Tundavala pelos especialistas que participaram no 35º Congresso Internacional de Geologia, realizado em Pretória. (Macauhub/AO/CN).

Fonte: macauhub