Seminário RedeAPLmineral 2016

A Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral (RedeAPLmineral) promoveu, nesta terça-feira (25), na cidade de Santa Gertrudes, em São Paulo, o XIII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e o X Encontro do Comitê Temático da RedeAPLmineral.

Os eventos foram organizados pelos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Minas e Energia (MME), Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), e contou com o apoio da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER).

O tema principal dos eventos, que debatem o atual cenário e o futuro do setor, foi “Mineração e Ordenamento Territorial Geomineiro para Sustentabilidade dos APLs de base mineral”. O objetivo dos eventos é contribuir para a formulação e a prática de políticas públicas que busquem o crescimento e o desenvolvimento da mineração em micro, pequena e média escala no Brasil.

Durante a abertura dos eventos, o prefeito em exercício de Santa Gertrudes, Paulo Zemuner, destacou a importância de a cidade sediar um evento tão emblemático para a história da mineração no Brasil. “Sediar os eventos da RedeAPLmineral coroa todo o trabalho realizado pelo município, que possui o segundo maior polo cerâmico do mundo. Aqui estão presentes representantes de empresas de empilhadeiras, embalagens, equipamentos, máquinas, serviços softwares, transportes, matérias-primas, entre outros. ”

O presidente da comissão organizadora dos eventos e representante da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC (Setec), Elzivir Azevêdo Guerra, explicou que o modelo de negócio adotado pela região surtiu grandes conquistas para a indústria local. “Com a realização dos eventos nessa região, temos a oportunidade de difundir e exportar para outras localidades o modelo de negócios daqui, que vêm conquistando importantes mercados. As empresas fornecedoras de produtos e serviços e a indústria de cerâmica de Santa Gertrudes vem tendo conquistas cada vez mais expressivas em todo território nacional e no exterior”, ressaltou Guerra.

Prêmio Melhores Práticas 2016

No final do primeiro dia de programação, os eventos terminam nesta quarta-feira (26), aconteceu a cerimônia de entrega da sexta edição do Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral, que reconhece práticas inéditas para a cadeia produtiva e, assim, procura disseminar técnicas por meio de relatos de experiências e imagens.

“Os resultados apresentaram contribuições para sustentabilidade de seus negócios e ganhos ambientais, financeiros e de mercado”, observou o coordenador de projetos do IBICT, Alysson Cardoso Ferreira.

Vencedores

1º Lugar
APL: Quartizitos da Região de São Tomé das Letras
Representante: José Christiano Villas Boas
Prática vencedora: Redução do Consumo de água.

2º lugar

APL: Cerâmica de Santa Gertrudes
Representante: Benjamin Ferreira Neto
Prática vencedora: Reaproveitar os resíduos do polo cerâmico da região de Cordeirópolis e Limeira promovendo consciência da importância da adoção de atitudes locais em busca da sustentabilidade: desenvolvendo pessoas, gerando renda e minimizando impactos.

3º lugar

APL: Desenvolvimento em Rede do APL em Pegmatito RN/PB
Representante: Antônio Pedro Ferreira Sousa
Prática vencedora: Formalização de Áreas de Pegmatitos para Pequenos Empreendimentos RN/PB

Por: Victor Almeida