XIV Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral XI Encontro do Comitê Temático Rede Brasileira de APLs de Base Mineral – Comitê Temático RedeAPLmineral

Data inicial
Data final
O XIV Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais - APL de Base Mineral e o XI Encontro do Comitê Temático Rede Brasileira de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral – CT RedeAPLmineral são eventos anuais que reúnem as experiências brasileiras em APL de base mineral e são uma realização do CT RedeAPLmineral.

Na edição deste ano, os eventos terão como foco a temática: Oportunidades e Desafios de Investimentos nos APL de Base Mineral

O CT RedeAPLmineral é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – SETEC/MCTIC e da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia – SGM/MME, com apoio do Banco do Nordeste do Brasil S/A - BNB, do Centro de Tecnologia Mineral – CETEM do MCTIC, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT do MCTIC, do Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – GTP APL/MDIC e da Superintendência do Desenvolvimento do Centro Oeste – SUDECO,. O CT RedeAPLmineral integra o GTP APL/MDIC. Conta também com a parceria de universidades, sindicatos, cooperativas, associações e de outras entidades públicas e privadas, que interagem em prol do desenvolvimento dos APL de base mineral.

Os eventos representam uma oportunidade de se disseminar e estimular boas práticas de gestão e inovação, divulgar as potencialidades da mineração, bem como debater o plano e as linhas de ação estruturantes para a expansão, consolidação e desenvolvimento sustentável dos APL de base mineral no Brasil. 

A organização e coordenação da atual edição dos eventos são realizadas por uma Comissão Organizadora, constituída de uma Coordenação Regional e outra de âmbito Nacional e é patrocinado pelo BNB, pela Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB, SETEC/MCTIC e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Ceará - SECITECE. A Coordenação Regional está a cargo do BNB e da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará - ADECE. A Coordenação Nacional é constituída pelo MCTIC/SETEC,   CETEM/MCTICGTP APL/MDIC e  IBICT/MCTIC. Esses eventos contam com o apoio institucional da OCB, da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional - SDR/MI, Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos - IBGM, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia - SGM/MME, Associação Paulista de Ceramistas de Revestimento - ASPACER, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/Nacional.

Por ocasião dos eventos, haverá a solenidade de premiação das Melhores Práticas em APLs de Base Mineral 2017 - PMP APL MIneral 2017 realizada no âmbito de empreendimentos da cadeia produtiva do setor mineral, compreendendo o processo de extração, beneficiamento e de transformação mineral, organizados sob a forma de Arranjos Produtivos Locais (APL) de base mineral.

Observação: Inscrições gratuitas - vagas limitadas no seguinte site www.seminarioredeaplmineral.com.

Local
Banco do Nordeste, Centro Administrativo Presidente Getúlio Vargas, Av. Dr. Silas Munguba, 5.700 – Passaré – Fortaleza - CE