Plataforma de Inovação oferece soluções para mineração

O Instituto Senai de Inovação e Tecnologia e o Instituto de Pesquisas Eldorado estão oferecendo soluções para o setor de mineração na plataforma de tecnologia iTec. São ofertados sistemas para as subáreas de Tratamento e Aproveitamento de Resíduos Sólidos e Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para a Indústria Mineral, respectivamente.

O Instituto de Pesquisas Eldorado está oferecendo um sistema de detecção de objetos a partir de tecnologia de visão computacional. De acordo com a descrição, a solução proposta é composta de dispositivo coletor de imagens de agregados de argamassa como areia, brita e outros, e de um software que irá processar as imagens coletadas para computar a granulometria dos materiais. A oferta se encerra em 56 dias.

Já o Instituto Senai de Inovação em Tecnologias Minerais oferta um sistema de reaproveitamento, vitrificação e recuperação energética de resíduos sólidos. Restam 146 dias para a finalização da oferta.

Segundo a descrição, trata-se de “uma solução parametrizada para cada empresa visa estabelecer tecnologias viáveis para reaproveitamento do resíduo no próprio sitio gerador, ou geração de produto com maior valor agregado para comercialização. Mistura de rejeitos, vitrificação, queima energética, biorremediação são metodologias base para o desenvolvimento da solução”.

Eldorado aponta os benefícios que serão proporcionados por sua solução: o baixo custo no cálculo da granulometria de agregados e o aumento da qualidade das argamassas produzidas ao se utilizar sempre agregados com granulometria conhecida.

Já o Senai aposta na eliminação de custos com o processo de descarte de resíduos, na redução da emissão de CO2 com o transporte e na geração de lucro com a comercialização do produto recuperado.

A plataforma iTec é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), lançada em março de 2015. A plataforma colaborativa é aberta a organizações de qualquer porte e promove o encontro de empresas que buscam auxílio em seus projetos e organizações.

As empresas enviam suas demandas tecnológicas e desafios e outras organizações oferecem soluções que atendam a necessidade do mercado. Após registrarem os desafios ou soluções tecnológicas na plataforma, as empresas devem selecionar o cadastro que melhor se relacionam com elas, estabelecer o primeiro contato e então iniciarem a construção de cases de negócio.

Atualmente, a plataforma, que é responsiva, possui três desafios abertos e 58 soluções ofertadas. No setor da mineração, as áreas prioritárias do iTec são o tratamento e aproveitamento de resíduos sólidos; a biotecnologia aplicada à área mineral; minerais estratégicos, como terras raras, agrominerais, lítio e silício; prospecção e processamento mineral; TIC para a Indústria Mineral e produção de equipamentos para o setor mineral. Entre as empresas pioneiras da iTec estão nomes como Vale, Bosch e Pirelli.

Fonte: Notícias de Mineração Brasil